Programa de Educação em Telemedicina e Saúde Digital

O crescimento da Telemedicina e da Saúde Digital no Brasil e no mundo, acelerado pela pandemia de Covid-19, trouxe novos desafios para os médicos e outros profissionais envolvidos com a área da Saúde. Entre eles estão a prática de cuidados virtuais com ética, segurança e qualidade.

As evidências científicas e do mundo real têm demonstrado os benefícios da Telemedicina e de diversas soluções digitais. Conhecê-los e incorporá-los nas atividades profissionais, de forma complementar aos cuidados presenciais, irá expandir estes benefícios às pessoas, serviços e sistemas de Saúde, e aos próprios médicos.

Entretanto, é necessário não só conhecer as limitações da Telemedicina e da Saúde Digital e desenvolver uma visão crítica, mas também saber utilizar as ferramentas de forma correta, como novos métodos de cuidados à saúde (e às doenças) das pessoas. É importante conhecer como elas podem ser inseridas nos sistemas de Saúde e contribuir para o seu aperfeiçoamento.

As inovações tecnológicas estão desenhando uma nova era para a Saúde e os médicos precisam, além de estarem inseridos, ser protagonistas deste novo mundo. Neste sentido, criamos o Programa de Educação em Telemedicina e Saúde Digital da APM – com componentes em desenvolvimento contínuo e progressivo, de acordo com as necessidades de nossos associados e outros interessados nas áreas.