Nota da AMB sobre o episódio dos estudantes de Medicina

Estudantes de Medicina são médicos em potencial, pois dentro em breve estarão exercendo esta atividade e, como tal, devem ter um comportamento que observe os mesmos princípios

Notícias em destaque

A Associação Médica Brasileira (AMB) vem a público manifestar seu veemente repúdio às atitudes de um grupo de estudantes de Medicina por ocasião de uma disputa esportiva na cidade de São Carlos (SP).

O exercício da profissão médica exige um sólido conhecimento técnico e científico aliado a um comportamento pautado no respeito, na ética e no humanismo, como pilares essenciais para o exercício profissional.

Estudantes de Medicina são médicos em potencial, pois dentro em breve estarão exercendo esta atividade e, como tal, devem ter um comportamento que observe os mesmos princípios.

A AMB, juntamente com as Associações Estaduais e Sociedades de Especialidade, tem a categoria de sócio acadêmico, na qual os estudantes de Medicina se associam livremente, sem qualquer custo durante todo o curso médico, com o objetivo de introduzi-lo paulatinamente nos princípios que norteiam a prática médica.

Os fatos relatados são gravíssimos e as imagens falam por si, mostrando claramente que estas pessoas não estão preparadas, neste momento, para o exercício de profissão tão nobre. De tal forma, os fatos envolvem também instituições tradicionais na formação médica.

Diante deste cenário, é absolutamente necessário que estas instituições sejam totalmente transparentes nas penalidades aplicadas a estes alunos. Preocupa-nos a demora na tomada de atitude, que só veio a público após a ampla divulgação das imagens nas mídias digitais.

Da mesma forma, temos a convicção de que o poder público tomará as devidas providências instaurando um processo legal para a apuração dos crimes cometidos e então aplicar as penalidades cabíveis.