Posse de residentes do Iamspe é autorizada pela Justiça

Desde o último dia 1º de março, 140 médicos estavam impedidos de assumir o posto

Notícias em destaque

Recentemente, a Associação Paulista de Medicina havia manifestado o seu apoio aos médicos residentes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), que foram impedidos de iniciar suas atividades no dia 1º de março. Todavia, na última quinta-feira (14), a Justiça Federal concedeu decisão provisória que determina a posse de 109 desses residentes na instituição.

Em nota, o Iamspe informa que a posse dos aprovados para Programa de Residência Médica deve acontecer no dia 18 deste mês, próxima segunda-feira, a partir das 8h da manhã, no Centro de Integralidade do Hospital do Servidor Público Estadual.

O cancelamento havia ocorrido por conta de uma determinação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), por conta de supostas irregularidades nas provas efetuadas no dia 7 de janeiro deste ano, como a falta de questões que englobassem temas voltados para Medicina de Família e Comunidade e de Saúde Coletiva.

Atualmente, o Iamspe enfrenta uma delicada crise ocasionada pela falta de médicos no hospital, gerando uma grande insatisfação por parte dos pacientes. Dificuldades para marcar consultas e falhas no agendamento estão entre os problemas relatados pelos servidores públicos estaduais que utilizam o serviço.

Porém, espera-se que a partir da posse dos novos residentes, tais adversidades sejam amenizadas. O Iamspe é o maior Hospital do Servidor Público Estadual, totalizando 700 leitos e fornecendo atendimento de alta complexidade para 51 especialidade médicas. No total, o hospital ampara cerca de 1,2 milhão de funcionários públicos do estado de São Paulo e seus dependentes.