Webinar debate os novos métodos de atualização utilizados pelos médicos

Métodos utilizados ainda estão em desenvolvimento, mas já é possível perceber o quanto as mídias digitais vêm acrescentando e influenciando a sociedade médica

Notícias em destaque

Na última quarta-feira, 12 de abril, a Associação Paulista de Medicina realizou o terceiro webinar de 2023, em parceria com a Regional de Piracicaba, sobre o tema “Novos métodos de atualização utilizados pelos médicos”. O evento foi apresentado pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, com moderação do presidente e do diretor Científico da APM Piracicaba, Ricardo Tedeschi Matos e Alex Gonçalves, respectivamente.

“Hoje, trazemos um tema muito importante, que é o grande desafio que o médico tem de manter-se atualizado. Com tanta tecnologia, com tantas novidades, temos que ter o bom senso de saber onde buscar boas fontes, a fim de que tenhamos informações baseadas em evidências para praticar uma boa Medicina, bandeira que a APM tanto defende”, destacou Matos.

Fizeram parte do webinar os palestrantes Lucas Gobetti, vice-presidente Sul da Sociedade Brasileira de Nefrologia, e Simone Appenzeller, professora Titular de Reumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Receptores

Simone Appenzeller foi quem iniciou as apresentações, destacando as características de aprendizagem em adultos para uma absorção de conteúdo mais sucinta. Segundo ela, o aprendizado deve ter um foco direto na aplicação imediata de novos conhecimentos, em situações e problemas de vida real.

Além disso, as informações precisam ser passadas de forma centrada e em um curto período. Entretenimento, diálogos, novidades e impacto emocional são fatores que também ajudam na retenção do conhecimento, segundo ela.

A professora citou ainda os principais desafios para a obtenção de materiais qualificados: “O tempo nunca é suficiente, por isso, é importante que a informação seja passada de forma direta, e o [baixo] investimento que se faz em relação ao aprendizado também prejudica muitas vezes”. Ela também abordou as diversas formas de aprendizagem para cada pessoa, sendo que algumas têm mais facilidade em leituras, outras em áudios, visuais etc.

“O podcasts estão disponíveis em diferentes línguas, tanto para divulgação do conhecimento de profissionais de Saúde, como para passagem de informações aos pacientes. Temos vários podcasts que fazem análise crítica da literatura, ou aplicação do conhecimento em casos clínicos”, salientou a palestrante sobre a importância dos áudios digitais.

Transmissores

Segundo Lucas Gobetti, é necessário estudar e adotar métodos específicos para ganhar autoridade nas mídias digitais, principalmente na área médica. Como exemplo, entregar conteúdos interessantes, de qualidade e a dupla checagem do material a ser publicado.

Conforme complementou, uma estratégia de engajamento na internet que se usa bastante é a de abordar o público por todas as frentes, válido para os diversos tipos de conteúdo. Ou seja, estar presente em todas as redes sociais ajudará a ganhar autoridade no assunto.

“Não é possível nem viável combater o acesso dos estudantes e médicos às redes sociais. Isso é uma janela de oportunidades para o ensino se for bem canalizado e entendido, principalmente por quem é formador de opinião”, apontou Gobetti em relação às redes sociais como plataforma de aprendizagem.

De acordo com os palestrantes, esses novos métodos utilizados ainda estão em desenvolvimento, mas já é possível perceber o quanto as mídias digitais vêm acrescentando e influenciando a sociedade médica.

Em considerações finais, José Luiz Gomes do Amaral acrescentou: “Não me lembro de nenhum médico da minha geração que seja tão bom nas manifestações do que vocês. As gerações estão ficando cada vez melhores, cada vez mais interessante e qualificadas”.

Fotos: Reprodução Webinar APM