Covid-19: Anvisa amplia validade de vacinas da Pfizer para 15 meses

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão da validade de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer para 15 meses.

O que diz a mídia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão da validade de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer para 15 meses.

Antes, o prazo era de nove ou de 12 meses. A decisão unânime foi tomada pela diretoria colegiada nesta segunda-feira.

A medida, em caráter excepcional, vale para as doses destinadas a adolescentes e a adultos (lotes de tampa roxa) que já foram compradas pelo Ministério da Saúde. Segundo a Anvisa, o objetivo é agilizar a oferta de vacinas à população brasileira.

A decisão não atinge as vacinas destinadas a crianças de 5 a 11 anos (tampa laranja) ou na faixa etária inferior, de 6 meses a 4 anos (tampa vinho). Nesse último caso, o imunizante ainda não está disponível no Brasil: a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Programa Nacional de Imunizações (CTAI/PNI) do ministério já deu aval, mas a alta cúpula da pasta, a quem cabe decidir, ainda não sinalizou a favor.

“A Anvisa considera em todas às decisões que as vacinas são aprovadas após a avaliação técnica robusta e ter demonstração que os seus benefícios globais superam os seus riscos. As vacinas continuam sendo essenciais no combate a pandemia, especialmente, em prevenir doenças graves e morte”, diz a nota.

Fonte: O Globo Online