Risco de câncer antes dos 50 anos aumenta a cada geração

Estudo de Harvard mostra que tendência está relacionada à adoção de uma rotina pouco saudável por indivíduos mais jovens.

O que diz a mídia

Estudo de Harvard mostra que tendência está relacionada à adoção de uma rotina pouco saudável por indivíduos mais jovens.

O risco de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentou a cada geração nas últimas três décadas, potencialmente levando ao que pesquisadores classificaram como uma “pandemia de câncer de início precoce” no futuro. A conclusão é de um estudo con- duzido por especialistas do Hospital Brigham and Wo- mens, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Publicado na revista científica Nature Reviews Clinicai Oncology, o trabalho analisou dados de 44 países disponíveis no Observatório Global do Câncer e constatou que a incidência de 14 tumores —como de mama, colorretal, esôfago, rim, estômago, fígado e pâncreas — passou a crescer de forma considerável em faixas etárias mais jovens desde os anos 1990 em todo o mundo.

“A partir de nossos dados, observamos algo chamado efeito de coorte de nascimento. Esse efeito mostra que cada grupo sucessivo de pessoas nascidas mais tarde — por exemplo, uma década depois —tem um risco maior de desenvolver câncer mais tarde na vida, provavelmente devido a fatores de risco a que foram expostos em uma idade jovem.

Descobrimos que esse risco está aumentando a cada geração. (…) E prevemos que esse nível de risco continuará a subir em gerações sucessivas” explica Shuji Ogino, epidemi- ologista, professor da Escola de Medicina de Harvard e médico do Hospital Brigham and Womens, em comunicado.

Ogino e outros pesquisadores trabalharam entre 2000 e 2012 analisando os dados sobre os 14 tipos de câncer, que indicaram um aumento em adultos com menos de 50 anos. Em seguida, passaram a revisar outros estudos disponíveis sobre o crescimento de fatores de risco para os diagnósticos, a fim de compreender o que está por trás do fenômeno.

Na revisão, os responsáveis pelo estudo concluíram que o risco para um diagnóstico de câncer antes dos 50 cresce a cada geração, e que mudanças significativas nas últimas décadas em algo chamado de “ex- possoma” durante o início da vida têm motivado esse aumento. Esse é um termo utilizado para se referir ao acúmulo de influências ambientais e biológicas às quais o indivíduo é exposto no decorrer dos anos —o que está diretamente associado a dieta, hábitos de vida, peso, microbiota e outros aspectos que afetam a saúde.

Os cientistas perceberam que fatores de risco conhecidos para câncer, como alimentos ultraprocessados, bebidas açucaradas, obesidade, diabetes tipo 2, seden- tarismo e consumo de álcool, aumentaram bastante desde a década de 1950.

“Entre os 14 tipos de câncer em ascensão, oito estavam relacionados ao sistema digestivo. A dieta afeta a composição do microbioma e, eventualmente, essas mudanças podem influenciar o risco e os resultados da doença”, dizTomo- taka Ugai, epidemiologista de Harvard e autor do estudo.

Fonte: O Globo