Consequências da hipertensão para o corpo estão em novo livro da Manole

Lesões causadas ao cérebro, olhos, coração e artérias, incluindo vasos e rins estão em Hipertensão arterial e lesões em órgãos-alvo

Radar

Hipertensão arterial e lesões em órgãos-alvo, novo livro da Manole, esmiuça as consequências desta doença que, se não controlada, pode fazer estragos nos principais órgãos do corpo: cérebro, olhos, coração e artérias, incluindo vasos e rins.

A obra foi elaborada por autores experientes e provam que as lesões podem e devem ser evitadas com medidas simples, precoces e contínuas para controle da hipertensão arterial (HA). “São 25 capítulos, escritos por enfermeiros, oftalmologistas, nefrologistas, neurologistas, clínicos e cardiologistas, que evidenciam o caráter sistêmico da (HA)”, reforça a editora e cardiologista Lucélia Batista Neves Cunha Magalhães.

O livro é destinado a todos que atendem pacientes com hipertensão, da rede básica até a alta complexidade. Podem se beneficiar deste trabalho desde enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, nos seus diferentes níveis, até cardiologistas, angiologistas, geriatras, nefrologistas e clínicos gerais, além de profissionais das demais áreas em que há contato com casos de HA. “Desejo que este livro possa alertar a todos os envolvidos para que se ofereça ao hipertenso um tratamento cada vez mais precoce, evitando os danos relatados em cada um dos capítulos”, diz a editora.

Sobre a editoraLucélia Batista Neves Cunha Magalhães é cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) há 34 anos. Também é professora adjunta de Semiologia da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UniFTC, coordenadora das metodologias e avaliações ativas em Salvador e Eunápolis, Bahia e coordenadora do Projeto de Idade Vascular da Clínica-Escola FTC (Vascor). Lucélia é doutora em Epidemiologia pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, mestre em Medicina Interna pela UFBA, membro do Conselho de Epidemiologia da World Heart Federation (2002/2003) e fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia desde 2019, além de presidente da Sociedade Bahiana de Cardiologia (2009/2010) e presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC (2022/2023).