Especialistas debatem retorno às aulas presenciais em webinar da APM Jundiaí

Diante das incertezas da volta às aulas presenciais nas redes pública e privada em meio à crise sanitária de Covid-19, no dia 8 de fevereiro, a Associação Paulista de Medicina – Jundiaí reuniu especialistas na área da Pediatria para debater o tema. O evento virtual, que foi transmitido via Zoom, está disponível na íntegra no canal da Regional no YouTube.

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Diante das incertezas da volta às aulas presenciais nas redes pública e privada em meio à crise sanitária de Covid-19, no dia 8 de fevereiro, a Associação Paulista de Medicina – Jundiaí reuniu especialistas na área da Pediatria para debater o tema. O evento virtual, que foi transmitido via Zoom, está disponível na íntegra no canal da Regional no YouTube.

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“Mediante essa polêmica, pois trata-se de um assunto bastante delicado, uma vez que temos visto publicações favoráveis e contrárias, resolvemos expor as ideias neste encontro on-line”, esclareceu o presidente da APM Jundiaí, Fabiano Gênova de Oliveira.

O infectologista pediátrico da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Saulo Duarte Passos, fez um breve balanço histórico do avanço da doença que se iniciou na China, em dezembro de 2019, e rapidamente se alastrou pelo mundo, tornando-se uma pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde.

“Isso trouxe inúmeras repercussões. Até maio de 2020, 186 países fecharam suas escolas, praticamente 70% dos alunos ficaram sem aula. Não sabemos qual a dimensão futura no aprendizado dessas crianças. Também estamos falando de uma doença que ainda não tem um tratamento específico, a vacina começou a ser implantada agora e as crianças não são grupo prioritário.”

O especialista afirmou que a transmissão do novo coronavírus é basicamente por via respiratória, nesse sentido, de forma geral, a manifestação clínica do vírus é branda em criança, com apresentação de carga viral baixa, em comparação ao adulto.

“Lembrando que cada faixa etária tem uma manifestação particular. A caixa torácica da criança, por exemplo, está em formação até os 14 anos, por isso, não tem receptores que possam ter manifestações tão exacerbadas. Já os adolescentes têm quadros mais importantes, como tosse, dor de garganta, espirros, perda do olfato e paladar e problemas gastrointestinais, semelhantes aos sintomas em adultos.”

Passos defende o retorno das crianças e dos adolescentes às escolas, levando-se sempre em consideração os protocolos de segurança à saúde, como adoção de restrição no número de estudantes em sala de aula, distanciamento social, atividades ao ar livre, horários distintos para a entrada e saída, higienização das superfícies dos espaços físicos e cuidados pessoais.

“Na Itália, as políticas públicas usaram a curva epidemiológica descendente do vírus para o retorno às escolas, a utilização razoável de leitos de UTI em disponibilidade suficiente para evitar o óbito e número de mortes sustentáveis”, comparou Passos.

“Aqui, o fechamento das escolas permanece por quase um ano. Em países da Europa e nos Estados Unidos ficaram fechadas em torno de três meses”, acrescentou o pediatra e hebiatra Mauro Franco Senise.

De acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), apresentado por Passos, pelo menos 463 milhões de crianças foram impedidas de aprender desde o início da pandemia por falta de equipamentos necessários e falta de políticas de educação a distância. E mais de 5,5 milhões de brasileiros nessa faixa etária não tiveram atividades escolares em 2020. A maior parte é de famílias em situação de vulnerabilidade.

“Isso terá um impacto negativo muito grande no futuro dessas crianças porque não são todos que têm condições de aprender em casa, com dispositivos eletrônicos necessários ou com algum familiar olhando e orientando. As crianças mais vulneráveis às questões socioeconômicas serão as mais prejudicadas, além do risco maior de abandona escolar e da violência doméstica que aumentou no último ano”, avaliou Senise.

Ele também reforçou que a sociedade precisa incentivar professores, funcionários, crianças e familiares ao retorno às escolas, seguindo os protocolos de segurança necessários, respeitando os grupos de risco que devem permanecer isolados. “Estamos apoiando os professores e as crianças orientadas a voltarem às escolas, com a pandemia mais controlada. A escola é um lugar seguro e o estímulo presencial reforça a cognição no aprendizado. Sabemos ainda que a criança raramente transmite o vírus para o adulto.”

“Não tenham medo de mandar seus filhos para a escola, desde que vocês estejam confiantes que a instituição esteja seguindo os protocolos de segurança. Durante esse período, você também ensinou e treinou seus filhos com as medidas de proteção, e faça a vigilância sintomática diária deles, é a nossa nova realidade”, concluiu Passos.

Déficit de aprendizado
A pediatra e neuropediatra Mirella Senise destaca que a grande polêmica hoje gira em torno de se infectar com Covid-19 no ambiente físico escolar versus o déficit de aprendizado pedagógico, com perdas de habilidades sociais para a criança, com o isolamento social.

“Com a não previsão de vacinação em uma data próxima para alunos e professores, o assunto gera polêmica maior, especialmente para as crianças que moram com grupos de risco. Precisamos avaliar os casos de forma individual, lembrando que o afastamento social tem causado diversos transtornos na saúde mental”, informou.

A especialista também defende o retorno à escola, desde que sejam cumpridas todas as medidas de segurança, distanciamento, uso de máscara e higienização e revezamento. “O período em casa serviu como gatilho para problemas mentais em crianças, com aumento importante do diagnóstico de ansiedade e depressão, entre outros fatores, além de quebra na rotina”, reiterou.

Mirella Senise ressaltou que algumas famílias souberam tirar proveito, ao se relacionarem por mais tempo com os filhos e inclui-los em atividades diárias, permitindo maior autonomia. “Houve maior estreitamento de laços, ou seja, tivemos benefícios significativos. No entanto, quando colamos na balança, os prejuízos foram maiores em relação ao ambiente pedagógico e não sabemos ao longo prazo como isso vai impactar na fase adulta dessas crianças, sobretudo as mais vulneráveis.” Insônia, maior exposição aos equipamentos eletrônicos e regressão de comportamento foram outros danos avaliados pela especialista.