São José do Rio Preto sedia curso de emergências obstétricas

No último sábado, 21 de janeiro, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – Regional da Associação Paulista de Medicina sediou curso teórico-prático de emergências obstétricas, promovido pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) - Regional de São José do Rio Preto

Regionais

No último sábado, 21 de janeiro, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto – Regional da Associação Paulista de Medicina sediou curso teórico-prático de emergências obstétricas, promovido pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) – Regional de São José do Rio Preto.

O evento teve como objetivo disseminar os conhecimentos, compartilhar as mais recentes orientações sobre causas de morte materna, hemorragia pós-parto, emergência hipertensiva e sepse. “O curso busca abordar detalhadamente esses três temas centrais, além de outros assuntos relacionados. Nossa principal intenção é evitar ao máximo que as mulheres gestantes sofram com tais complicações e corram o risco de morrerem em função da gravidez”, conta Guaraci Garcia, presidente da Regional da Sogesp.

A programação contou com aulas teóricas e práticas sobre os mais variados temas. Dentre os tópicos estavam código vermelho, balão de tamponamento e suturas hemostáticas, urgências hipertensivas, edema agudo de pulmão, eclâmpsia, choque séptico e outros.

“É um evento bem completo, iniciativa da Diretoria da Sogesp, que teve o apoio de professores muito competentes do estado de São Paulo. É uma excelente forma de qualificar e preparar o obstetra para situações adversas de emergência, de forma que ele possa ter o conhecimento e a confiança necessários para ajudar a paciente a sair do quadro grave”, finaliza Garcia.