Destaques do Diário Oficial (03/01/2022)

O Ministério da Saúde publicou na Seção Extra do Diário Oficial da União, de sexta-feira (31), a portaria que designa o Diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar, César Brenha Rocha Serra, para exercer o encargo de substituto eventual do Cargo de Diretor-Presidente da ANS no período de 31/12/2021 a 06/01/2022, por motivo de afastamento do titular e do substituto.

Saúde e sociedade


– PORTARIA N° 355

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, de segunda-feira (03) publicou a portaria que dispõe sobre as normas e ações para o acesso aos medicamentos e insumos de programas estratégicos, sob a gestão do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF), no âmbito do SUS.

– PORTARIA GM/MS N° 4.114

Também publicou a portaria que aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para a Prevenção de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia, no âmbito do SUS.

– PORTARIA CONJUNTA N° 23

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde publicou portarias que torna pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS,

– a decisão de não incorporar, o coquetel de anticorpos monoclonais casirivimabe/imdevimabe para o tratamento de pacientes com Covid-19 leve a moderada, não hospitalizados que apresentam alto risco para agravamento da doença.

– PORTARIA SCTIE/MS N°77

– a decisão de incorporar o teste de biologia molecular de reação em cadeia polimerase em tempo real (qPCR) para a detecção qualitativa de marcadores específicos do material genético de Mycobacterium leprae para diagnóstico de hanseníase, em amostras de biopsia de pele ou de nervos.

– PORTARIA SCTIE/MS N°78

– a decisão de ampliar o uso da trombectomia mecânica para acidente vascular cerebral isquêmico agudo com janela de sintomas maior do que 8h e menor que 24h.

– PORTARIA SCTIE/MS N° 79

– a decisão de incorporar o teste qualitativo in vitro, por amplificação de DNA e hibridização reversa em fita de nitrocelulose, para detecção de Mycobacterium leprae resistente a rifampicina, dapsona ou ofloxacino em pacientes acometidos por hanseníase e com suspeita de resistência a antimicrobianos.

– PORTARIA SCTIE/MS N° 82

– a decisão de incorporar o teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae para diagnóstico complementar de hanseníase.

– PORTARIA SCTIE/MS N° 84

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (03), o despacho com a decisão de aprovação, e NEGO PROVIMENTO ao recurso administrativo hierárquico interposto em face de decisão que manteve o indeferimento de projeto apresentado no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON)/Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).

– DESPACHO N ° 220