Acadêmicos de Medicina participam do lançamento oficial do Programa Agentes APM

Na noite da última segunda-feira, 19 de setembro, a Associação Paulista de Medicina realizou o lançamento oficial do Programa Agentes APM

Programa Agentes APM

Na noite da última segunda-feira, 19 de setembro, a Associação Paulista de Medicina realizou o lançamento oficial do Programa Agentes APM. Conduzido por Expedito Barbosa, coordenador da iniciativa, o encontro ocorreu de forma on-line, com a participação dos agentes e de convidados especiais.

“Nosso objetivo hoje é dar boas-vindas aos participantes e agradecer a quem fez esse projeto se tornar realidade, fico muito contente em tê-los aqui. A iniciativa é recente, surgiu este ano, no intuito de fazer com que os estudantes de Medicina consigam interagir e participar de ações dentro da estrutura da APM. Fui convidado pela Associação para trazer ideias e formas de atrair os acadêmicos, e uma delas foi o Programa Agentes APM”, iniciou Barbosa.

O coordenador salientou que a iniciativa busca ser uma rede dinâmica, mutável, transformável e em crescimento constante – e que, com a ajuda e esforço de todos, novas possibilidades surgirão e se tornarão possíveis no futuro. “Desde a minha graduação, vi muita gente perdida, sem saber o que fazer como atividades extras. Pensando nisso, surgiu a ideia da iniciativa, queríamos um representante de cada escola médica do estado de São Paulo e oferecer orientação e suporte profissional a esses alunos.”

Ele ainda contou sobre os principais aspectos e objetivos do Programa. Sendo a Associação a mantenedora, é destinado única e exclusivamente para estudantes de Medicina que desejam se conectar e desenvolver habilidades importantes para se tornarem profissionais de sucesso – buscando também formar médicos de alta performance no estado de São Paulo.

Além disso, o projeto propõe levar conhecimentos sobre carreira, empreendedorismo, liderança, comunicação, intercâmbio e formar uma rede de estudantes dinâmica, de magnitude estadual e com oportunidades ímpares. “Existem diversos benefícios voltados para os participantes do Programa Agentes, entre eles a participação em eventos científicos, webinars, espaços e ações culturais e a parte de lazer, com o Hotel Fazenda APM. Com as metas do programa, existem diversas outras bonificações, como kit médico para o melhor agente e a participação em mentorias e workshops especiais”, acrescentou o coordenador.

Barbosa disse que, como associado da APM, vê coisas incríveis realizadas pela entidade, como o grupo de trabalho que avalia e fiscaliza propostas na área da Saúde que tramitam no Congresso. “Lembro a vocês que estudantes não pagam para se associar, por isso é importante aproveitar os benefícios enquanto ainda estão estudando e nos primeiros anos de residência. Tudo o que os Agentes APM realizarem através do Programa será veiculado no site da Associação, o que trará ainda mais engajamento para a iniciativa”, pontuou.

Com mais de 50 agentes já inscritos, a meta é expandir ainda mais o projeto, atingindo cobertura estadual para a divulgação de trabalhos, publicações científicas e novas ideias. “Para cumprir estes sonhos, é preciso completar cinco missões. Porém, apenas uma é obrigatória, filiar cinco colegas por mês, e as demais missões geram rankeamento, podendo ser convertidas em benefícios.”

Conselhos

Em seguida, Graciella Calsolari Figueiredo, formada pela Faculdade de Medicina da USP e aprovada em 1º lugar no programa de residência de Ginecologia e Obstetrícia da USP; e Bruno Takeshi Ayoama, formado pela Escola Paulista de Medicina, com intercâmbio em Harvard e R1 do programa de residência de Medicina Preventiva e Social da USP, foram convidados a falar.

Graciella iniciou comentando que sente uma responsabilidade muito grande em falar suas experiências para outros acadêmicos e residentes, mas que entende que pode ser de muita ajuda durante a trajetória com a Medicina. “Lembro como foi importante o contato que tive com médicos já formados e quero parabenizá-los por decidirem fazer parte deste projeto, acredito que precisamos ter esse senso de responsabilidade e desejo de fazer a diferença.”

Ela também ressaltou que a vida de formado é muito diferente da acadêmica – apesar de ser mais tranquila, também se torna muito mais fácil se perder, sendo importante manter-se fiel ao seu plano e melhores opções naquele momento. “Todos temos nossos motivos para ter escolhido Medicina, e quero propor que vocês os resgatem e pensem no médico que gostariam de ser, pois através dessa imagem será mais fácil entender quais caminhos e rumos tomar para que essa figura se torne real.”

Aoyama, por sua vez, contou um pouco de sua história e as oportunidades que lhe foram dadas através da Medicina. “Além de participar de diversas atividades, tive a oportunidade de fazer alguns intercâmbios. No meu terceiro ano, fui para a Holanda e lá, consegui participar de um importante congresso internacional, o que se tornou algo muito positivo para minha carreira. Me ensinou que a Medicina não está só aqui no Brasil, tive a certeza de que era algo muito maior e foi um ganho gigantesco.”

Anos depois, ele realizou estágio no Hospital Jackson Memorial, em Miami, tendo a oportunidade de entrar em contato com realidades e áreas médicas que ainda não existem em nenhum outro lugar do mundo. E, no final deste ano, recebeu um convite para passar uma temporada na Harvard Medical School, realizando pesquisas sobre Imunologia em transplante, o que resultou em diversos benefícios para sua carreira e vida pessoal.

“Meu principal conselho é que vocês tentem aproveitar ao máximo a faculdade. Além disso, é preciso acreditar que as coisas muito distantes também são para vocês. É importante sempre querer ajudar as pessoas, pois estamos em uma profissão complicada, e nunca devemos perder o foco de tentar deixar a vida de nossos pacientes um pouco melhor”, concluiu.

Finalizando a sessão, Expedito Barbosa agradeceu a participação dos convidados e Agentes APM e deu as orientações finais. “Neste primeiro mês pós-lançamento, iniciamos um ciclo de 12 meses com as missões, treinamento inicial, divulgação de rankeamento aos sábados e mentorias quinzenais, a partir do dia 5 de outubro, às 7h, totalmente on-line. Não posso deixar de agradecer imensamente a participação de todos, em especial ao time da APM, que acreditou no programa. Nossa iniciativa trará muitos bons frutos.”

Imagens: Reprodução evento Agentes APM