Programa Agentes APM concede benefícios exclusivos para acadêmicos

Das 354 faculdades de Medicina no Brasil atualmente, 68 (19,2%) estão no estado de São Paulo – e 22% das vagas em primeiro ano, de acordo com o site Escolas Médicas do Brasil. E como forma de oferecer educação continuada e os melhores serviços e benefícios a estes futuros médicos, além de representá-los e defendê- -los, a Associação Paulista de Medicina criou o Programa Agentes APM. 

Programa Agentes APM

Das 354 faculdades de Medicina no Brasil atualmente, 68 (19,2%) estão no estado de São Paulo – e 22% das vagas em primeiro ano, de acordo com o site Escolas Médicas do Brasil. E como forma de oferecer educação continuada e os melhores serviços e benefícios a estes futuros médicos, além de representá-los e defendê- -los, a Associação Paulista de Medicina criou o Programa Agentes APM. 

Trata-se de uma rede estadual de acadêmicos de Medicina com o objetivo de aumentar a filiação de estudantes à APM. Os agentes funcionam como porta-vozes da Associação em suas faculdades e possuem metas mensais para associar colegas. Em contrapartida, têm acesso a vantagens exclusivas. 

Expedito Barbosa, coordenador do programa e sextanista da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, ressalta a importância, responsabilidade de ser um Agente APM e as metas estabelecidas para os participantes. “Temos dois grandes objetivos, o de trazer acadêmicos para o convívio na instituição e o de ajudar a formar médicos de alta performance. Ao aderirem ao programa, a principal missão dos participantes é ser um porta-voz dentro de seu ambiente de ensino e meio social acadêmico.” 

O coordenador também destaca detalhes do projeto: “Hoje, a APM conta com mais de quatro mil acadêmicos associados, mas o estado de São Paulo tem aproximadamente 45 mil estudantes de Medicina. Logo, estamos trabalhando para aumentar a presença dos estudantes dentro da entidade que os representa e defende”. 

Letícia de Oliveira Pinto, estudante do 8° semestre de Medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa) e participante do programa Agentes APM, conta que desde o início da graduação, se interessou em participar de diferentes ações, a fim de ampliar suas habilidades, oportunidades e contribuição para a melhoria da educação médica no País. “Acredito que esta forma de me relacionar com a graduação tenha sido um fator muito importante para conhecer o Programa Agentes APM. 

Ela destaca, ainda, que a importância do projeto vai muito além das vantagens oferecidas, pois desperta o sentimento de pertencimento e de protagonismo dentro de uma grande e renomada instituição, mesmo ainda enquanto acadêmicos. “As oportunidades oferecidas pela APM são várias, principalmente a de criar uma rede de conexão entre os estudantes de Medicina do estado, na qual podemos debater assuntos pertinentes à formação médica e promover eventos que sejam de nosso interesse”, complementa.  

Vantagens e metas 

Os Agentes APM têm uma missão obrigatória ao mês, de filiar no mínimo cinco estudantes – por meio de um link exclusivo recebido por cada um. Além disso, mensalmente eles recebem outras missões não obrigatórias, mas que também são convertidas em pontos e ajudam a obter benefícios exclusivos concedidos pela APM aos Agentes. 

Assim como todos os associados acadêmicos, os Agentes APM têm direito aos serviços e benefícios da Associação Paulista de Medicina. E ainda recebem certificados em horas, podem participar de mentoria para aprimoramento pessoal e profissional e acessar os cursos do Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), além de participarem de premiações ao longo do programa e obterem acesso ao WhiteBook (para os melhores agentes). “Será disponibilizado aos Agentes lições sobre como fazer um bom currículo lattes, a importância de intercâmbios na formação médica e conhecimentos sobre educação financeira, investimentos e empreendedorismo na Medicina. O ganho pessoal e profissional é exponencial”, comenta Barbosa. 

Outro diferencial importante citado pelo coordenador é que, frequentemente, os participantes serão estimulados a participar de eventos científicos, reuniões da APM e a promoverem debates e eventos em suas comunidades acadêmicas. “Reforço que o programa foi desenhado para a realidade da rotina do estudante de Medicina, e que as principais e essenciais atividades para seu bom andamento serão virtuais, uma vez que nossa rede é estadual. 

No início deste ano, a APM participou da recepção de calouros da Escola Paulista de Medicina, tendo como principal meta alcançar acadêmicos interessados em se filiar à instituição. A ação gerou grande impacto nas mídias sociais e alcance não apenas dos calouros, como também de acadêmicos dos demais anos. 

Expedito Barbosa enfatiza que o programa está na fase de captação de Agentes: “Nossa meta é ter pelo menos um Agente APM em cada faculdade médica do estado”. Ele também afirma que no final de um ano de programa, a estimativa é de um acréscimo de 3 a 7 mil acadêmicos associados. “Conto também com a divulgação orgânica da APM dentro da comunidade médica estudantil. Queremos formar médicos de destaque, que levam o nome da Associação com orgulho ao longo de toda a sua jornada acadêmica e profissional”, conclui