Cine Debate: “Como Água para Chocolate” embasa reflexão sobre amor, comida e metáforas

No Cine Debate da Associação Paulista de Medicina, em 13 de maio, às 20h, especialistas e público leigo terão oportunidade de elaboração conjunta sobre o mote da obra

Últimas notícias

Em 13 de maio de 2022, sexta-feira, às 20h, especialistas e público leigo discutem a sensível obra de origem mexicana

Com roteiro baseado no livro de mesmo nome, da autora Laura Esquivel, o filme Como Água para Chocolate é sensível ao tratar sobre a vida e o amor. Um pano de fundo perfeito para reflexão sobre paixão e família.

No Cine Debate da Associação Paulista de Medicina, em 13 de maio, às 20h, especialistas e público leigo terão oportunidade de elaboração conjunta sobre o mote da obra que, inclusive, foi indicada na categoria de melhor filme de língua estrangeira do Globo de Ouro.

Como Água para Chocolate traz a história de Tita, que passa a maior parte do seu tempo na cozinha. Toda sua vida está de alguma forma ligada aos pratos que prepara afetuosamente. No filme, o telespectador pode acompanhar sua história desde seu nascimento em um rancho no norte do México, com destaque para sua juventude, em que vive um amor por Pedro e a missão de cuidar da dominadora Mãe Elena.

Seus momentos estão contextualizados na revolução mexicana, no início do século XX, em que surge o realismo marcante na literatura latino-americana. Uma obra para ser apreciada em todos os sentidos.

Vale assistir e participar do Cine Debate.

SOBRE O CINE DEBATE

O programa foi iniciado em 1997 e tem coordenação permanente do médico psiquiatra Wimer Bottura Júnior. As projeções dos filmes são seguidas de debates com especialistas de diversas áreas como médicos, jornalistas, cineastas, atores e advogados, entre outros. Ao final, o debate será aberto às perguntas da plateia. Afetada pela pandemia, a programação está sendo on-line.

Importante – Em virtude dos direitos autorais, o filme não será exibido previamente aos debates. A recomendação é a de que o público assista antes para ter base mais sólida à discussão e interface.

LINK DO FILME:
OPÇÃO 1 – CLARO VÍDEOS: https://www.clarovideo.com/brasil/vcard/homeuser/Como-Agua-Para-Chocolate/666324
OPÇÃO 2 – YOUTUBE (EM ESPANHOL): https://www.youtube.com/playlist?list=PLVZ_0qA3dNBtyVsQVzJVZqTf7BcoezqFb

COORDENADOR PERMANENTE DO PROJETO

Wimer Bottura Junior – Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta.
Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; Presidente do Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM; Membro do grupo de professores da cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da FMUSP; Palestrante convidado em congressos mundiais. Escritor, palestrante e compositor, coordenador permanente do Cine Debate da APM e do Programa Novo Olhar Novas Atitudes sobre os Transtornos de Aprendizado.

DEBATEDORES CONVIDADOS

Ezequiel José Gordon – Médico Psiquiatra.
Formação em psicanálise, atuando em consultório e no Hospital Nove de Julho, onde coordena o Cinenove. Ex-auxiliar de ensino na disciplina de Psicologia Médica do 3º ano de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Renzo Rinaldo Mora – Escritor, roteirista e crítico de cinema brasileiro.
Articulista em diversas revistas brasileiras como a VIP, além de participação em programas como Cultura pop brasileira, da Warner. Escreveu para a Playboy e foi professor de comunicação da FAAP.

Ficha técnica
COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE – México, 1992
Direção: Alfonso Arau.
Roteiro: Laura Esquivel.
Elenco: Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Regina Torné, Mario Iván Martínez.
Duração: 1h43

Agende-se
13 de maio de 2022, sexta-feira, 20h
Cine Debate on-line
Plataforma Zoom e TV APM
ID DA REUNIÃO: 869 4394 9276
Link do ZOOM: https://apm-org-br.zoom.us/webinar/register/WN_V6etA4AAR2uD48nGPQQ3Ug

https://youtu.be/erEYLAUUrRk

Mais informações: cultural@apm.org.br