Dia Mundial da Saúde

Data é comemorada desde 1950. Veja como os médicos podem participar de ação da APM no Instagram

Últimas notícias

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril. A data é sempre celebrada pela Associação Paulista de Medicina (APM), cuja missão é justamente contribuir com a elaboração de políticas de Saúde e qualificação da assistência médica, entre outras.

A celebração foi criada Organização Mundial da Saúde (OMS) há 76 anos com o propósito de chamar a atenção do mundo para a Saúde global. Este ano, o tema será “Minha Saúde, Meu Direito”. 

O assunto foi escolhido, segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.

Um pouco de história

Foi em 1948 que a OMS realizou a Primeira Assembleia Mundial da Saúde. A Assembleia decidiu celebrar o dia 7 de abril de cada ano, com efeitos a partir de 1950, como o Dia Mundial da Saúde.

A OMS organiza eventos internacionais, regionais e locais no Dia relacionados com um tema específico, que é o caso do tema da OPAS deste ano.

O Dia Mundial da Saúde é uma das 11 campanhas oficiais de Saúde globais marcadas pela OMS, juntamente com o Dia Mundial da Tuberculose, a Semana Mundial da Imunização, o Dia Mundial da Malária, o Dia Mundial Sem Tabaco, o Dia Mundial da AIDS, o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Dia Mundial da Doença de Chagas, o Dia Mundial do Paciente, o Dia da Segurança, a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana e o Dia Mundial da Hepatite.

A APM

A Associação Paulista de Medicina (APM) fará uma ação coordenada nas redes sociais para participar do Dia Mundial da Saúde deste ano.

A área de Comunicação desenvolveu materiais como banners e posts alusivos à data. Uma das ações é interativa e ocorrerá no Instagram da APM (@apmestadual). O post convida os médicos a darem uma dica para tornar o Brasil mais justo e saudável tanto para o médico quanto para os pacientes.

Os médicos podem participar de duas maneiras: produzir e publicar um vídeo de até 30 segundos com as dicas em seus Stories com a hashtag #apmsaude2024 ou comentar o post diretamente no perfil da APM.