Educação de qualidade pelo futuro da Saúde

“O Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina é voltado à Saúde, mas não é uma escola médica. "

Últimas notícias

“O Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina é voltado à Saúde, mas não é uma escola médica. Temos tantas escolas médicas no País que não faria sentido acrescentar mais uma a esse espaço. Porém, na área da Saúde, há muitíssimo o que se fazer. O edifício e a estrutura da nossa Associação foram adaptados para cumprir as exigências do MEC e já estamos com as primeiras turmas do curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Temos ainda vários cursos de extensão”, afirma o presidente da APM e diretor geral do IESAPM, José Luiz Gomes do Amaral.

De acordo com ele, profissionais da Saúde precisam estar em constante aprendizado e atualização, e é isso o que a entidade busca propiciar. Em maio de 2020, surgia a primeira atividade da instituição, o curso de capacitação básica em Telemedicina. Em novembro daquele ano, outros quatro cursos on-line de extensão: estratégias para busca de evidências nas bases de dados em Saúde; análise estatística em pesquisa clínica; e excel, básico e intermediário. Já no ano seguinte, em 2021, seria lançado mais um curso de extensão, de imersão no manejo do paciente com Covid-19, e o processo seletivo para a primeira turma da graduação presencial de Tecnologia em Gestão Hospitalar – que iniciou as aulas em 2022. Também neste ano, foram lançados os cursos modulares de Telemedicina e de Telessaúde, além dos cursos de Teleconsulta para as especialidades médicas (inicialmente para Dermatologia, Endocrinologia, Oftalmologia e Neurologia).

Em 2023, além das novas turmas da graduação presencial, foi aprovada pelo MEC a modalidade de Ensino a Distância para o curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. E outros cursos on-line de extensão irão surgir, tanto voltados para médicos quanto para outros profissionais, além da previsão de atividades de pós-graduação. 

Conforme mencionado anteriormente, o IESAPM divide a sua infraestrutura com a APM, o que permite – além das salas de aula e laboratórios exclusivos – acesso aos três auditórios da casa, estúdio de gravação, salas de reunião e os espaços culturais da Associação: Biblioteca com cerca de 30 mil títulos, Pinacoteca e Museu de História da Medicina.

A infraestrutura do IESAPM é uma marca importante, já que as salas de aula foram projetadas com lousas digitais, além de termos uma importante biblioteca, física e virtual, atualizada e com obras clássicas. O ambiente virtual de aprendizagem é outro ponto positivo, com plataforma para navegação de forma intuitiva, agradável e simples”, informa o coordenador da graduação do Instituto, João Luiz de Souza Lima.

O presidente da APM relembra que é importante falar sobre gestão, pois o tema é recorrente para profissionais de Saúde e, infelizmente, ainda não está presente nas graduações, seja para Medicina ou para as demais profissões do setor. Todo o corpo docente do IESAPM é formado por mestres e doutores que atuam diretamente no mercado da Saúde, o que contribui no alinhamento entre teoria e prática.