Fortalecimento do associativismo 

Em 29 de novembro de 2020, a Associação Paulista de Medicina celebrou 90 anos de história.

Últimas notícias

Em 29 de novembro de 2020, a Associação Paulista de Medicina celebrou 90 anos de história. Fundada em 1930, a entidade foi se consolidando como um importante elo para os profissionais da capital e do interior do estado, e a promoção de ações em defesa da classe contribuiu para que se destacasse como uma das mais importantes instituições médicas de todo o País. 

Atualmente, com quase 92 anos, a atuação da APM pelo fortalecimento do associativismo está mais intensa do que nunca. Prova disso são as quase 30 reuniões com as sociedades de especialidades que vêm ocorrendo desde junho na sede da Associação, que já receberam: Pediatria, Cirurgia Geral, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Pneumologia, Reumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia, Coloproctologia, Geriatria, Dermatologia, Cirurgia Plástica, Angiologia e Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Oftalmologia, Homeopatia, Terapia Intensiva, Endocrinologia, Cirurgia Oncológica, Acupuntura, Urologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Mastologia, Medicina do Trabalho e Gastroenterologia. 

Nos encontros, são apresentados os principais serviços e benefícios disponibilizados pela APM e ouvidas as principais demandas das especialidades. Elas também recebem o novo termo de convênio com a Associação Paulista de Medicina – por conta das alterações recentes realizadas no Regimento do Conselho Científico e no Regulamento dos Departamentos Científicos, que agora preveem que as próprias sociedades sejam responsáveis pela indicação de dois representantes dentro do quadro associativo da APM.

“Estamos refazendo os contratos de convênio, a fim de deixarmos ainda mais alinhada esta representação das próprias especialidades dentro da Associação Paulista de Medicina, para responderem pelas questões que correspondem às suas respectivas áreas de atuação sempre que necessário”, explica o presidente da Associação, José Luiz Gomes do Amaral. 

O movimento associativo também está se unindo novamente desde a posse da nova Diretoria da Associação Médica Brasileira, em janeiro de 2021. Capitaneada por César Eduardo Fernandes, esta Nova AMB busca desenvolver uma instituição mais participativa, compromissada com a honestidade e transparência, garantindo espaços relevantes para mulheres e jovens médicos e valorizando a Ciência.

A parceria entre APM e AMB também foi retomada, inclusive com o fim dos processos judiciais que ocorriam entre as entidades desde 2014. Com base nos autos e fatos, a Associação Médica Brasileira passou a reconhecer oficialmente, em 2022, que o processo eleitoral da APM de 2017 foi íntegro e livre de quaisquer eventuais irregularidades, salientando que as acusações não eram fundamentadas e encerrando a ação

Capilaridade 

Atualmente, a Associação Paulista de Medicina está presente em todas as partes do estado por meio de 14 Distritais, que compreendem 70 Regionais e 6 Núcleos Regionais, estes compostos por um presidente e um vice-presidente, e cuja administração é feita pela APM Estadual. Além da conversão das Regionais de Campos do Jordão, Guarujá, Itapetininga, Itapeva e Itu em Núcleos, também foi criado um Núcleo Regional da APM em São Roque (abrangendo ainda os médicos de Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna). 

Os Núcleos Regionais são uma maneira de a APM estar presente em mais cidades, contribuindo para a representação da classe e captação de associados. Os médicos dirigentes dos Núcleos, por sua vez, podem desenvolver toda a atuação política associativa, sem o ônus administrativo que uma Regional exige.

“A criação de um Núcleo Regional nos ajuda a compreender que os médicos estão se unindo. Estamos dispostos a defender a Medicina, uma vez que a finalidade única da APM é justamente o médico. Juntos, vamos pensar em maneiras de manter os nossos Núcleos vivos, de modo que a Associação Paulista de Medicina possa continuar fornecendo seus serviços na nossa região, dando respaldo e solucionando eventuais problemas”, evidenciou o 4º diretor Distrital, Wilson Campagnone, no evento de lançamento do Núcleo Regional da APM em São Roque.

Visando o amanhã, a Associação também está engajada em expandir o seu trabalho para os futuros médicos do estado e do País. Prova disso é o Programa Agentes APM, lançado neste ano com foco em incentivar a presença de estudantes de Medicina no associativismo. Os Agentes APM atuam como representantes da entidade em suas respectivas universidades, contribuindo para a filiação de acadêmicos e à oferta dos serviços e benefícios da Associação a eles. 

O coordenador da iniciativa, Expedito Barbosa, ainda acrescenta que a ideia vai muito além das vantagens oferecidas, sendo também uma maneira de despertar a sensação de realmente pertencer a uma instituição conceituada e respeitada em todo o Brasil. “Nossa meta é ter pelo menos um Agente APM em cada faculdade médica do estado, formando profissionais de destaque, que levam o nome da Associação com orgulho ao longo de toda a sua jornada.”

A atuação da APM também atinge outros profissionais de Saúde e demais funcionários dos hospitais, sobretudo por conta do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), que completou 30 anos de atividades no ano passado. O programa mantido pela Associação congrega aproximadamente 700 voluntários e mais de 400 hospitais distribuídos em todo o País, com o objetivo de melhorar gradativamente a qualidade dos serviços hospitalares por meio do aperfeiçoamento dos processos de gestão. Além de um livro comemorativo, os 30 anos do CQH também foram marcados pelo lançamento da nova marca do programa. 

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a Associação Paulista de Medicina conseguiu reformar e reinaugurar seu Auditório Nobre, que foi rebatizado como Auditório Professor Doutor Adib Domingos Jatene – em homenagem ao cirurgião torácico que ficou conhecido e respeitado nacional e internacionalmente por dezenas de invenções que contribuíram para o avanço médico.

As obras tiveram início em outubro de 2019 e foram finalizadas em maio de 2020, sendo a reinauguração oficial em novembro de 2021. As novas instalações estão adequadas às normas técnicas de acessibilidade e trazem uma arquitetura contemporânea, com uma série de revestimentos acústicos modernos e soluções de tecnologia atuais, representando a nova face de constante progresso adotada pela Associação Paulista de Medicina.