Outubro Rosa destaca importância do autoexame e detecção precoce do câncer de mama

A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo de útero. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças e o diagnóstico precoce.

Últimas notícias

A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo de útero. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre as doenças e o diagnóstico precoce.

O movimento surgiu em 1990, nos Estados Unidos da América, quando a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation promoveu a primeira “Corrida pela Cura”, que tinha o objetivo de arrecadar fundos para pesquisas realizadas pela instituição. No Brasil, a primeira ação aconteceu em 2002, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do parque Ibirapuera.

Há alguns anos, a Associação Paulista de Medicina apoia e promove ações relacionadas à campanha. Durante todo o mês de outubro, por exemplo, seu edifício sede e a fachada do Hotel Fazenda APM ficam iluminados com a cor rosa.

Além disso, estão sendo realizadas ações com os colaboradores da entidade. E os avatares das mídias sociais também foram trocados em celebração ao Outubro Rosa, além de uma série de postagens informativas.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres brasileiras. Ele é causado pelo aumento anormal das células da mama, que se multiplicam até formar um tumor maligno e com potencial de invadir outros órgãos. O câncer de mama também acomete homens, mas em menor número, representando apenas 1% dos casos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2021, surgiram 66.280 casos. Além disso, 18.032 pessoas morreram pela doença, sendo 17.825 mulheres e 207 homens, de acordo com dados do Atlas de Mortalidade por Câncer.

A idade é um dos principais fatores que aumentam o risco da doença – estima-se que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos. Entretanto, o câncer de mama não tem apenas uma causa. Fatores comportamentais como a obesidade, o sobrepeso e a inatividade física, e fatores genéticos, como casos de câncer de mama na família, por exemplo, são outros que podem aumentar o risco da doença.

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, evitar o consumo excessivo de bebidas alcóolicas, não fumar e manter o peso corporal adequado.

Detecção precoce

Existem diversos tipos de câncer de mama, que podem se desenvolver rápida ou lentamente. Na maioria dos casos, quando tratados adequada e precocemente, possibilitam tratamentos menos agressivos e com bom prognóstico.

O sintoma mais fácil de ser percebido e a principal manifestação da doença é um caroço no seio – esse sinal está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher. Outros sintomas que podem ser percebidos em fases iniciais são pequenos nódulos nas axilas ou pescoço, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido anormal.

Nesse sentido, é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita nas mamas. O autoexame ajuda não só no conhecimento do próprio corpo, mas também pode detectar precocemente o câncer. É importante lembrar que nem todo caroço ou alteração nos seios é necessariamente um câncer de mama, portanto, caso algo anormal seja detectado, deve-se procurar um médico.

Além disso, toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar a mamografia anualmente e, em casos em que existe hereditariedade da doença, ela deve ser realizada por mulheres a partir dos 35 anos.