São Paulo oferece serviços gratuitos aos pacientes com Parkinson

Rede Lucy Montoro é uma das grandes referências no tratamento

Últimas notícias

O Dia Mundial de Conscientização do Parkinson é celebrado no dia 11 de abril. O objetivo desta data é expandir os conhecimentos acerca da doença e sobre os cuidados necessários àqueles que recebem o diagnóstico – que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, afeta aproximadamente 4 milhões de pessoas mundialmente por ano.

Depois do Alzheimer, o Parkinson é a doença neurodegenerativa mais frequente na população. Por atingir a área responsável pela produção de dopamina, localizada no sistema nervoso central, altera os movimentos do corpo dos acometidos, causando tremores, lentidão nos movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, distúrbios na fala e uma série de desdobramentos que podem desenvolver quadros de depressão. A enfermidade é progressiva e mais comum entre pessoas idosas.

Neste sentido, São Paulo é um modelo no tratamento da condição. Por meio da Rede Lucy Montoro (unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) o estado fornece gratuitamente as medidas necessárias para lidar com o Parkinson, como medicamentos e acompanhamento médico, além de sessões de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, entre muitos outros.

A unidade localizada no município de Pariquera-Açu é responsável pelo atendimento de 15 municípios do Vale do Ribeira, no sul do estado. No período de janeiro de 2023 a março de 2024, foram realizados aproximadamente 3.420 atendimentos, de modo que os pacientes diagnosticados com Parkinson foram redirecionados às terapias que melhor conversavam com cada um dos casos, tendo, em média, duração de seis meses nos programas de reabilitação.

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Pariquera-Açu foi inaugurado em setembro de 2014, atendendo de forma exclusiva os usuários do Sistema Único de Saúde e do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual.

Dados da Secretaria apontam que, de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, o estado realizou 29.323 procedimentos clínicos ambulatoriais ocasionados pelo Parkinson em pacientes de 75 a 79 anos; 16.126 procedimentos entre 70 e 74 anos; e 15.597 procedimentos na faixa dos 65 aos 69 anos.

Em relação às internações, as taxas são maiores em pacientes acima dos 75 anos, já que, no último ano, foram registradas 78 ocorrências neste grupo. Entre pacientes de 70 e 74 anos, o número total de internações foi de 39, enquanto aqueles entre 65 e 69 anos representam 41 delas.

*Informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo