Vem aí o XIV Congresso Paulista de Neurologia, em 2023

Na última sexta-feira, 30 de setembro, a Associação Paulista de Medicina (APM) sediou o evento de lançamento comercial do XIV Congresso Paulista de Neurologia – organizado pela Associação Paulista de Neurologia (Apan) entre 31 de maio e 3 de junho de 2023, pela primeira vez em Santos/SP

Últimas notícias

Na última sexta-feira, 30 de setembro, a Associação Paulista de Medicina (APM) sediou o evento de lançamento comercial do XIV Congresso Paulista de Neurologia – organizado pela Associação Paulista de Neurologia (Apan) entre 31 de maio e 3 de junho de 2023, pela primeira vez em Santos/SP.

O superintendente de Estratégia e Marketing da APM, Jorge Corrêa de Assumpção Neto, abriu o encontro agradecendo os presentes e relembrando a longa parceria da APM com a Apan – que já dura mais de 20 anos. “Temos, a cada ano, o desafio de não só desenvolver e trazer novidades, mas alternativas – como no caso da pandemia – para a realização de eventos digitais. Agora, com a vida voltando ao normal e os eventos presenciais também, teremos outro desafio pela frente.”

Dando sequência à apresentação, o presidente da Apan, Rubens Gagliardi, falou do trabalho que vendo sendo feito e também sobre a organização do Congresso. Segundo ele, a Associação congrega todos os neurologistas do estado de São Paulo, com uma visão muito técnica, científica e menos política. A entidade tem várias atividades, sendo a principal delas o evento. “Ele começou pequeno e vem crescendo progressivamente. Estamos bem otimistas”, explica.

Gagliardi reforça que o Congresso se destaca por trazer atividades científicas, atualizações, inovações, troca de ideias, oficinas e trabalho em conjunto com acadêmicos e residentes. “A participação da indústria é fundamental, porque sem a parceria fica muito difícil – um precisa do outro – e é assim que a gente cresce no modo ético, técnico e científico”, complementa.

Santos

O XIV Congresso Paulista de Neurologia será realizado no Blue Med Convention Center, na Ponta da Praia. A escolha por Santos se deu, de acordo com o presidente da Apan, por ser uma cidade atrativa, segura, de fácil acesso e com um centro de convenções confortável para os congressistas e para a indústria. “Estamos muito ansiosos e a agenda científica já está sendo preparada. Acredito que o sucesso nos espera”, complementa.

O diretor de Eventos da Associação, Ronaldo Abraham, mencionou que algumas queixas dos participantes contribuíram para a mudança de local, como a falta de segurança, de acessibilidade e de acomodação. “Pensamos muito antes de escolher. Inclusive, visitamos outros espaços diferentes e, realmente, em Santos fomos surpreendidos e conhecemos até o centro de controle de segurança da cidade. O espaço tem capacidade de atender até três mil participantes com tranquilidade. Mais uma vez, estamos nos esforçando para fazer um evento interessante para todos”, afirma.

Abraham citou alguns dos 39 temas que serão abordados no Congresso, entre eles neurointensivismo, genética, neuro-oncologia, neurofisiologia, encefalite autoimune e distúrbios do sono, entre outros. A novidade é que nesta edição haverá uma aula sobre neuroenologia. “Outra coisa importante que a gente sempre tenta incluir é a fronteira da Neurologia com outras especialidades. Sempre haverá uma novidade para discussão do tema”, explica. 

O 2º secretário da Apan, José Luiz Pedroso, participa do evento desde 2007 e disse que esse tem uma característica muito marcante, diferente dos outros. Em sua opinião, o Congresso Paulista de Neurologia tem um perfil intimista, no qual a socialização, o contato entre as pessoas – neurologistas, empresas, patrocinadores – ocorre de forma muito agradável.

O último congresso, realizado no formato on-line, reuniu mais de cinco mil participantes. Em 2023, a expectativa é reunir dois mil congressistas.

Texto: Alessandra Sales
Fotos: Marina Busto