Acadêmicos da AMSP são empossados em cerimônia presencial na APM

Na última quarta-feira, 20 de junho, foi realizada cerimônia presencial de posse da Academia de Medicina de São Paulo, no Auditório da Associação Paulista de Medicina, reunindo os membros titulares que já foram empossados, virtualmente, entre 2020 e 2022

Últimas notícias

Na última quarta-feira, 20 de junho, foi realizada cerimônia presencial de posse da Academia de Medicina de São Paulo, no Auditório da Associação Paulista de Medicina, reunindo os membros titulares que já foram empossados, virtualmente, entre 2020 e 2022. Foram também empossadas duas membros honorárias estrangeiras – Maria Amélia Duarte Ferreira, de Portugal, e María-Trinidad Herrero Ezquerro, da Espanha – e um membro correspondente estrangeiro – Nicolas Kastanos Hatzinicolis, da Espanha.

Compuseram a mesa de honra o presidente da AMSP, Helio Begliomini,o secretário geral, Sérgio Bortolai Libonati,o diretor de Comunicação e orador da sessão solene, Edmund Chada Baracat, e o vice-presidente da APM e 1º tesoureiro da Associação Médica Brasileira, Akira Ishida. “É um grande prazer estarmos reunidos hoje e agradeço a presença de todos os presentes. Uma das partes mais marcantes na posse da Academia de Medicina de São Paulo é a entrada dos acadêmicos. Gostaria que os mais velhos os conduzissem e os recebessem”, destacou Begliomini.

Posse 2020

Dando início à solenidade, o presidente da AMSP convidou o seu vice-presidente, Walter Manna Albertoni, titular da cadeira 119, cujo patrono é Oswaldo Lange, para conduzir os acadêmicos empossados em 17 de agosto de 2020.

  • Adagmar Andriolo, 2º ocupante da cadeira 78, cujo patrono é Duílio Crispim Farina.
  • Alfredo José Mansur, 3º ocupante da cadeira 35, cujo patrono é Antonio Ferreira de Almeida Júnior.
  • Emília Inoue Sato, 2ª ocupante da cadeira 109, cujo patrono é Antônio Bernardes de Oliveira.
  • Flávio Antônio Quilici, 2º ocupante da cadeira 127, cujo patrono é João Paulo da Cruz Britto.
  • Flávio Faloppa, 2º ocupante da cadeira 44, cujo patrono é Costabile Gallucci.
  • Luiz Roberto Ramos, 2º ocupante da cadeira 75, cujo patrono é Jairo de Almeida Ramos.
  • Nelci Zanon Collange, 2ª ocupante da cadeira 34, cujo patrono é Sylvio Soares de Almeida.
  • Nilceo Schwery Michalany, 3º ocupante da cadeira 6, cujo patrono é Nagib Faris Michalany.
  • Olavo Pires de Camargo, 2º ocupante da cadeira 47, cujo patrono é Edmundo Vasconcelos.
  • Paulo Augusto de Lima Pontes, 3º ocupante da cadeira 41, cujo patrono é Felício Cintra do Prado.
  • Saul Cypel, 2º ocupante da cadeira 125, cujo patrono é José Ória.
  • Solange Pistori Teixeira Libonati, 2ª ocupante da cadeira 36, cujo patrono é Ignácio Proença de Gouveia.

Posse 2021

O acadêmico Juarez Moraes de Avelar, titular e emérito da cadeira 73, cujo patrono é Georges Marcel Joseph Léon Arié, conduziu os acadêmicos empossados em 27 de abril de 2021.

  • Álvaro Nagib Atallah, 3º ocupante da cadeira 48, cujo patrono é Dante Pazzanese.
  • Hermannn Grinfeld, 2º ocupante da cadeira 8, cujo patrono é Durval Sarmento da Rosa Borges.
  • Sônia Maria Rolim Rosa Lima, 2ª ocupante da cadeira 107, cujo patrono é Evaristo Ferreira da Veiga.

Posse 2022

O acadêmico Paulo Manuel Pêgo Fernandes, titular e emérito da cadeira 102, cujo patrono é Antônio de Almeida Prado, conduziu os acadêmicos empossados em 27 de abril de 2022.

  • Carlos Vicente Serrano Júnior, 2º ocupante da cadeira 111, cujo patrono é Sérgio de Paiva Meira Filho.
  • Lydia Masako Ferreira, 3º ocupante da cadeira 88, cujo patrono é Anísio Costa Toledo.

Homenagens

Após as apresentações e a execução do hino nacional, José Luiz Gomes do Amaral – que era o presidente da AMSP na época das posses virtuais – enviou uma mensagem aos membros empossados: “Caríssimo presidente Helio Begliomini e confrades, é uma imensa honra poder saudá-los nesta cerimônia que, hoje, celebra a acolhida de novos líderes à nossa centenária Academia de Medicina de São Paulo. Recebam todos o meu fraterno e apertado abraço”.

O acadêmico Akira Ishida, titular da cadeira 67, que tem como patrono Affonso Régulo de Oliveira Fausto, também fez suas considerações. “Quero cumprimentar os presentes e saúdo todos os acadêmicos e confrades que hoje estão sendo homenageados. Como estou representando o presidente José Luiz, gostaria de dizer que a APM tem uma relação umbilical com a Academia de Medicina de São Paulo, porque a Associação nasceu da Academia e espero que esse cordão nunca seja cortado”, frisou.

Segundo Begliomini, a Diretoria da AMSP aprovou por unanimidade conceder à confreira Marilene Rezende Melo – membro titular da cadeira 2, cujo patrono é Octávio de Carvalho – o reconhecimento de Grande Benemérita da Academia de Medicina de São Paulo. “Ela é uma pessoa muito especial, alguém que tem trabalhado muito, estado presente praticamente em todas as atividades com o seu apoio, sua presença e sua benemerência.” Muita emocionada, a 2ª tesoureira da AMSP agradeceu honrada a homenagem. “Estou muito feliz e só reitero os meus agradecimentos”, finalizou Marilene.

Texto: Alessandra Sales
Fotos: Alexandre Diniz