Cirurgia Plástica participa de reunião com a APM

Dando continuidade à agenda de encontros com as especialidades médicas, na última terça-feira, 19 de julho, a Associação Paulista de Medicina recebeu a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP) como convidada

Notícias em destaque

Dando continuidade à agenda de encontros com as especialidades médicas, na última terça-feira, 19 de julho, a Associação Paulista de Medicina recebeu a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo (SBCP-SP) como convidada. Desde o começo de junho, os encontros vêm sendo realizados com as diferentes áreas a fim de entender – e atender – as suas mais diversas demandas.

Neste sentido, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, acompanhado do superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Assumpção, deu as boas-vindas ao presidente da SBCP-SP, José Octávio Gonçalves de Freitas, e ao tesoureiro da instituição, Jorge Luiz Abel.

Iniciando a conversa, Amaral explicou aos convidados que a APM precisa de uma interface com as sociedades de especialidades, pois isso possibilita a união da classe, além de permitir a integração de diferentes ações nas mais diversas esferas para, assim, evoluírem integralmente. “Nós passaremos todas as demandas aos candidatos destas eleições que se aproximam. Eventualmente, os governantes procuram saber o que queremos, então precisamos apontar as expectativas. No caso daqueles que não nos procuram, acabamos indo atrás deles da mesma forma. Por isso, o convênio entre a Associação Paulista de Medicina e a Cirurgia Plástica é, mais do que nunca, fundamental”, explicou.

Conforme Freitas declarou, a Cirurgia Plástica é uma das especialidades médicas que sofrem uma das realidades mais duras dentro da Medicina, mencionando que a área é vista muito mais como um setor estético. Porém, exemplificou que havia acabado de realizar seis cirurgias de reconstrução da face, de modo que o setor possibilita qualidade de vida para pacientes que nasceram com eventuais deformações.

Por sua vez, Abel salientou a necessidade de se realizar uma análise minuciosa a respeito da quantidade de cirurgiões plásticos existentes ao redor do Brasil. Na opinião do médico, é preciso identificar as regiões em que há mais médicos desta especialidade em São Paulo e repensar um plano de carreira e de estabilidade para os profissionais.

Em seguida, Assumpção ficou encarregado de realizar uma apresentação sobre a estrutura da APM, indicando os principais serviços e benefícios proporcionados pela organização. Ele deu destaque ao Hotel Fazenda – antigo Clube de Campo – relatando os mais recentes projetos de melhorias, além da parceria com a Prefeitura de Caieiras, visto que o Hotel possui espaços que podem ser utilizados para projetos sociais.

Relação de parceria

O presidente da SBCP-SP, eleito para o biênio 2022-2023, indicou que durante a sua gestão quer ajudar a APM em todas as atividades que estiverem ao seu alcance. O especialista é associado e utiliza os serviços desde a época da graduação, dizendo esperar incentivar os seus residentes a também se associarem, fazendo com que a entidade possa continuar em constante evolução.

“Eu sempre vi a APM como um braço direito do médico, o que, do ponto de vista prático, me faz querer contribuir cada vez mais com esta casa. Durante a apresentação, pude perceber que estão passando por uma série de investimentos e quero servir como porta-voz para divulgar isso. Em todo curso e congresso que realizarmos, vamos abrir espaço para a Associação pronunciar-se, divulgar-se e ter a oportunidade de captar mais associados”, indicou.

Para o médico, tal união de forças permite a realização de mais projetos, o que torna os resultados mais satisfatórios, só trazendo vantagens. Além disso, o cirurgião plástico também demonstrou interesse em realizar eventos científicos na própria sede da APM. Por conta da estrutura preparada e convidativa que a instituição tem, e devido à possibilidade de poder apresentar a Associação Paulista de Medicina para os novos médicos e fortalecer o associativismo.

Além disso, o presidente da SBCP-SP pontuou que, recentemente, a entidade vem trabalhando arduamente para se tornar cada vez mais digital. “Nós desenvolvemos um sistema chamado PlayPress, que trabalha semelhante às plataformas de streaming, de modo que todos os nossos cursos, palestras e reuniões ficam disponíveis para serem assistidos digitalmente, na hora que o assinante quiser. Isso é um benefício para o associado e não se restringe apenas a São Paulo, mas vai a nível nacional e até internacional. A gente poderia incorporar essa ideia à APM”, exemplificou.

Finalizando o encontro, Amaral acrescentou que as ideias apresentadas durante a reunião tendem a ser muito frutíferas, demonstrando estar ansioso para colocá-las em prática. Além disso, o presidente da APM concluiu que a partir do momento que as especialidades realizam um intercâmbio de gentilezas, passam a estabelecer uma rede de contato que contribui para reforçar os lados e trazer efetividade nas mais variadas redes.

Fotos: Marina Bustos