Reunião com a especialidade tem Radiologia como convidada especial

Na última terça-feira, 05, a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) esteve presente na sede da APM para a realização de uma conversa enriquecedora

Notícias em destaque

Durante todo o mês de julho a Associação Paulista de Medicina dará continuidade às reuniões com as sociedades de especialidade a fim de definir alinhamentos e defender interesses em comum. Neste sentido, na última terça-feira, 05, a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) esteve presente na sede da APM para a realização de uma conversa enriquecedora.

O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, foi quem ministrou o encontro, acompanhado do superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Assumpção, e do diretor de Defesa Profissional, Marun David Cury, que participou via chamada de vídeo. Já os representantes da SPR que estiveram presentes foram Cesar Higa Nomura, presidente da instituição, e Priscila Zanolini Figueiredo, diretora de eventos da Sociedade.

Gomes do Amaral relembrou a necessidade de readquirir uma relação de parceria entre a APM e as especialidades médicas. De acordo com o presidente da Associação, o período de incertezas trazido pela pandemia de coronavírus reforçou tal demanda, visto que as informações fornecidas por médicos ficaram cruzadas e distintas, o que indica um agravante, uma vez que tende a abalar a credibilidade da profissão.

“É preciso estar na mesma página e falar a mesma língua. A partir dessa ideia, passamos a reformular o estatuto, de forma que a própria especialidade passará a indicar o seu representante dentro da Associação Paulista de Medicina. Estamos buscando entender as expectativas das especialidades para levar isso adiante, ou seja, precisamos ouvir o que a Sociedade de Radiologia gostaria que nós, da APM, fizéssemos pelos radiologistas do nosso estado – e pela SPR em si”, explicou.

Parceria duradoura

A fim de expor a estrutura da APM, os serviços disponibilizados, seus principais benefícios e os mais recentes projetos de melhorias realizados na Associação, o superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Assumpção, realizou uma apresentação destacando tais tópicos. Assumpção salientou as reformas realizadas no Hotel Fazenda e o desenvolvimento do IEASPM, instituto de ensino que promove a disseminação da educação no setor da Saúde.

Durante sua fala, o presidente da SPR, Cesar Higa Nomura, pontuou a importância de as sociedades de especialidade estarem se comunicando com a APM e reconstruindo uma proximidade entre elas. Para o médico, as novas mudanças políticas e tributárias que já se aproximam da realidade terão um impacto direto no setor da Medicina por diagnóstico, por isso, é fundamental o diálogo com a Associação.

“Eu vejo que a Associação Paulista de Medicina tem uma Defesa Profissional muito engajada e que abre portas para a discussão de temas relevantes. A gente vem debatendo bastante a questão da reforma tributária, então essa aproximação que estamos planejando, acompanhada de todo o apoio, é fundamental”, indicou.

Nomura ainda destacou que a Sociedade Paulista de Radiologia também é responsável pela realização dos maiores eventos e congressos de toda a Medicina, com públicos que alcançam uma extensa proporção – um número que, em determinados casos, consegue chegar a até 16 mil participantes. De acordo com o radiologista, isso possibilita o incentivo de profissionais da área, além de servir como uma ferramenta para interligar as especialidades nacionais e internacionais.

“Eu gostaria de convidar a APM para visitar a nossa Sociedade, para que assim, possamos apresentar nossos atuais projetos. Nossos eventos são muito grandes, além de termos outros eventos menores, de subespecialidades. Eu acho que seria muito interessante a gente ter a possibilidade de conversar e ver a possibilidade de realizar esses eventos na própria sede da Associação Paulista de Medicina, fortalecendo a parceria”, disse.

Expectativas

Marun David Cury, diretor de Defesa Profissional da APM, participou do bate-papo, demonstrando que o seu departamento é muito engajado na proteção dos interesses da classe médica, de modo que os profissionais podem contar com a entidade para todas as eventuais adversidades.

“Essas reuniões são importantíssimas porque é fundamental que o movimento médico nacional esteja unido. A atual gestão da Associação Médica Brasileira vem nos possibilitando isso. Além disso, toda a estrutura da APM está disponível para vocês, visto que nós trabalhamos com muita seriedade na condução dos nossos problemas e políticas de classe. Nós temos contato direto com senadores, ministros e secretários, então estamos à disposição caso seja necessário disponibilizar isso para vocês”, indicou.

A diretora de eventos da Sociedade Paulista de Radiologia, Priscila Zanolini Figueiredo, demonstrou que espera que a colaboração entre a SPR e a APM renda frutos positivos e possibilite a execução de trabalhos duradouros, especialmente pelo fato de agora as sociedades terem a oportunidade de atuarem de forma direta, aproximando os setores de Marketing, Comunicação e Defesa Profissional de ambas as organizações.

Ao finalizar a reunião, José Luiz Gomes do Amaral assumiu novamente a palavra, relembrando os avanços que a medicina diagnóstica por imagem teve nos últimos anos. “A evolução deste setor nas últimas décadas foi tão relevante que muitas especialidades requerem a imagem no seu dia a dia. Hoje nós mostramos para vocês o que estamos fazendo e o lugar que queremos chegar, por isso, é absolutamente imprescindível a vossa participação, já que só assim vamos obter sucesso e conseguir ir adiante”, concluiu.