Episódio inaugural do APMCast traz entrevista com José Luiz Gomes do Amaral

Dez entrevistas serão veiculadas nesta primeira temporada, uma por semana

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O APMCast, videocast oficial da Associação Paulista de Medicina, estreia nesta quarta-feira, 23 de agosto, com entrevista exclusiva com o presidente da entidade, José Luiz Gomes do Amaral. Disponível nas principais plataformas do gênero – YouTube e Spotify, além do site e mídias sociais da Associação -, o videocast é apresentado pelo diretor de Comunicações da APM, Everaldo Porto Cunha, e nesta primeira temporada traz conversas com grandes nomes da Medicina.

“A ideia é conhecer os homens e mulheres por trás daquelas pessoas que são tão admiradas por suas trajetórias acadêmicas e associativas. É trazer os filhos, pais, mães, avôs e avós que existem nas grandes figuras que estamos entrevistando”, descreve o apresentador e idealizador do projeto.

Em cerca de 30 minutos de entrevista, José Luiz Gomes do Amaral conta um pouco de sua história de vida, a exemplo do ingresso na Diretoria da APM: “Veio um convite para constituir uma chapa que seria liderada por um médico jovem que estava fazendo muito sucesso na Defesa Profissional em São José do Rio Preto, o Eleuses Paiva. Me apresentaram a ele, e a sugestão era que eu fosse o diretor Científico da APM, pois tinha acabado de fazer concurso para titular da Escola Paulista de Medicina e estava com várias atividades nesse campo”.

Dez entrevistas – com personalidades como o presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, Elizabeth Regina Giunco Alexandre; e o presidente da Academia de Medicina de São Paulo, Helio Begliomini, entre outros – serão veiculadas nesta primeira temporada, uma por semana.

O formato de podcasts e videocasts – áudio e vídeo digitais – está em crescimento contínuo desde a pandemia de Covid-19. O mais recente estudo da ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) indica que os formatos de bate-papo, debate, documentário/jornalismo e entrevistas dominam aproximadamente 80% do mercado. Além disso, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking dos países que mais consomem conteúdo de áudio digital.