Global Summit APM 2023 realiza 1ª competição de startups

A GS Competition & Award 2023 será realizada durante a 5ª edição do evento, de 20 a 22 de novembro; as inscrições para a seletiva vão até 16 de outubro

Notícias em destaque

A 5ª edição do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM será palco da primeira GS Competition & Award 2023, cujo objetivo é fomentar e difundir o conhecimento de startups em soluções tecnológicas existentes no setor. A proposta da ação é divulgar as inovações relacionadas ao uso da Telemedicina e da Telessaúde, que buscam aumentar o acesso e a equidade, com qualidade, aos serviços de Saúde, tanto do sistema público como do suplementar no Brasil, em consonância com o tema central do evento deste ano: “Saúde Digital para Todos”. 

A competição é resultado da parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM), realizadora do GS APM 2023, e a FIAP – centro de excelência de educação em tecnologia –, e é voltada a startups legalmente constituídas, ativas, atuantes e residentes no Brasil.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponibilizado no site https://globalsummit.org.br/gs-startup-competition-award-2023/, até o dia 16 de outubro.

Os participantes poderão apresentar propostas de negócios, produtos ou serviços que estejam alinhados com as seguintes áreas temáticas:
• Telemedicina e Telessaúde; 
• Monitoramento remoto de pacientes;
• Inteligência artificial aplicada à Saúde;
• Saúde digital e aplicativos para cuidados à Saúde;
• Tecnologias para o bem-estar, promoção e prevenção de doenças;
• Outros, a serem avaliados no processo seletivo inicial.

Dinâmica
As startups inscritas serão avaliadas conforme critérios de inovação, relevância, viabilidade técnica e financeira, impacto e aderência aos propósitos da competição.

O processo seletivo inicial será feito por profissionais indicados por ambas as organizações, com experiência reconhecida na área de inovação digital em Saúde.

Serão selecionadas até oito startups para participarem do processo seletivo final, que será apresentado aos participantes, apoiadores e patrocinadores do Global Summit APM 2023 durante o evento, que ocorrerá de 20 a 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

As finalistas deverão realizar seu pitch de, no máximo 8 minutos, perante a banca avaliadora, composta por representantes dos realizadores e por profissionais renomados do ecossistema da Saúde Digital.

Os critérios de avaliação que serão observados são:

  1. Inovação e Impacto na área da Saúde.
  2. Viabilidade técnica e financeira.
  3. Potencial de mercado e escalabilidade da solução.
  4. Aplicabilidade e relevância para os desafios propostos.

Três startups serão escolhidas como vencedoras, classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. Esta divulgação ocorrerá no terceiro dia do evento (22/11), em uma sessão especial de premiação, quando as vencedoras terão um novo pitch de, no máximo 5 minutos, para todo o público presente, do qual fazem parte lideranças, formadores de opinião e tomadores de decisões do ecossistema da Saúde Digital.

“Será uma ótima oportunidade de conexão das startups com esses profissionais e suas organizações do ecossistema de Saúde, podendo gerar novos negócios ou investimentos durante ou após o evento. Convidamos as startups a se cadastrarem AQUI e acessarem o edital e o regulamento da competição e da premiação”, destaca Jefferson Gomes Fernandes, presidente do Global Summit APM.

Por que participar da competição?

Andréia Cristina Dullius, curadora da GS Startup Competition & Award 2023 e mestre em Administração/Inovação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que para as healthtechs (startups da área da Saúde com tecnologia embarcada), o evento é a possibilidade para se atualizar com o que há de mais recente sobre o tema em nível global: estratégias, desafios e também possiblidades.

Além disso, destaca principalmente o acesso facilitado a:

  • players relevantes da Saúde pública e privada: desde farmacêuticas a instituições centrais do Governo que dialogam com o tema de acesso;
  • especialistas na área, tanto médica quanto de gestão, nacionais e internacionais, que estarão presentes discutindo as perspectivas para o setor; e
  • oportunidade para se conectar com investidores reconhecidos por seus investimentos em negócios com impacto.

“Será possível, ainda, que as startups interessadas em captar investimentos iniciem a rodada no próprio evento – algo inédito. Tudo isso representa, para essas empresas, potenciais leads e conexões relevantes de mercado, reunidos em um único local, o que facilita o trabalho de networking de qualquer time”, ressalta Andréia.

Ricardo Fortes, Head de Alianças e ESG da FIAP, salienta também que a competição alimenta o setor de startups, acelerando, desenvolvendo conteúdos e abrindo as possiblidades para este mercado.

“Acredito que competições e eventos cujo objetivo é criar soluções inovadoras são o melhor caminho para alavancar as melhores startups para o mercado”, conclui.