Patologia busca trabalho em conjunto com demais especialidades

Partindo do pressuposto de que a união faz a força, o trabalho em conjunto entre as especialidades médicas é fundamental para o fortalecimento da classe. Este é um dos principais preceitos da Patologia

Notícias em destaque

Partindo do pressuposto de que a união faz a força, o trabalho em conjunto entre as especialidades médicas é fundamental para o fortalecimento da classe. Este é um dos principais preceitos da Patologia, que participou da reunião das especialidades com a Associação Paulista de Medicina na última segunda-feira, 10 de abril.

A presidente da Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (Apesp), Marina De Brot Andrade, foi recebida pelo presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, e pelo 2º vice-presidente da instituição, Antônio José Gonçalves, para uma conversa com o objetivo de alinhar posicionamentos, interesses e planejamentos.

O encontro contou também com a participação do superintendente de Estratégia e Marketing da APM, Jorge Assumpção, para a apresentação dos serviços e benefícios oferecidos pela entidade – como cursos, congressos, atividades científicas e aquelas voltadas para o lazer. Além deles, Juliana Teixeira Carlos Rodrigues, gerente da instituição financeira Unicred, falou sobre as principais vantagens da cooperativa, que conta com uma agência instalada nas dependências da Associação Paulista de Medicina.

“Visando aumentar a representatividade e o número de pessoas que as nossas atividades podem atingir, a união sempre agrega e traz mais força para as entidades. Acho que este convênio pode enriquecer bastante a atuação da Patologia, interagindo com outras especialidades, trazendo crescimento e aprimorando o que temos a oferecer. Temos muito espaço para crescimento e melhorias, então estamos interessados em evoluir”, explicou Marina.

Alinhamentos

A presidente da Apesp destacou que a instituição sempre teve a proposta de realizar atividades voltadas para a parte científica e de educação continuada, e pelo fato de a APM ter uma atuação muito ampla neste sentido, espera expandir tais realizações. A médica apontou que, por meio da reunião, pôde ter acesso mais detalhado aos serviços disponibilizados pela Associação Paulista de Medicina e conhecê-los de forma mais abrangente.

“Isso contribui para vermos o que poderia ser interessante para levar aos associados da Apesp e ir além do científico, ampliando a parte profissional, jurídica, realizando eventos compartilhados e até a própria atuação administrativa aqui que poderia ser viabilizada. Acho que tudo isso pode contribuir para trazer conscientização para as outras especialidades médicas e para os alunos de Medicina sobre o que é a Patologia e, assim, chamar mais especialistas para a nossa área”, relatou.

Marina Andrade relembrou que a Patologia já tinha um convênio com a APM, mas que a proposta atual possibilita renovações que aumentam a aproximação e, consequentemente, fazem ambas as entidades crescerem em sincronia. Algo que chama a atenção da médica é o fato de a APESP ter a maioria de suas atividades realizadas de forma virtual, podendo contar com o apoio da APM para a realização.

“A APM, além de ser uma representação dos médicos, especialistas e associados, traz visibilidade. É uma entidade de classe que nos representa frente ao mercado privado, público, no Estado, na Câmara, no Senado, com propostas de Lei que visam trazer o que há de melhor para cada um dos médicos de São Paulo. Acho que isso é o principal, essa força para lutar pelo que é melhor para a Medicina e também para os pacientes, que são o nosso foco principal”, complementou.

Fotos: BBustos Fotografia