Presidente da APM participa de reunião na Associação Médica Mundial

Entre os dias 7 e 9 de abril, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, participou da 220ª Reunião do Conselho da Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês).

Notícias em destaque

Entre os dias 7 e 9 de abril, o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral, participou da 220ª Reunião do Conselho da Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês). O evento foi organizado em modalidade híbrida, com as atividades presenciais em Paris (França). Ao todo, mais de 150 pessoas participaram. Amaral já foi, inclusive, presidente eleito da WMA durante o biênio 2011-12.

Do encontro, surgiram várias propostas que serão encaminhadas à Assembleia Geral da WMA em Berlim (Alemanha), que ocorrerá entre 5 e 8 de outubro deste ano. Além disso, Jean-François Raul, membro do Conselho Nacional da Ordem dos Médicos da França, foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Sócio-Médicos.

Confira as propostas que serão debatidas em outubro:

Código Internacional de Ética Médica: o encontro teve novidades no processo de revisão do documento, incluindo a definição de datas futuras para continuar a discussão do atual rascunho. O Conselho aprovou o trabalho realizado até agora e há expectativas de que a versão final seja adotada na Assembleia Geral de outubro.

Racismo na Medicina: foi discutida e aprovada uma Declaração sobre Racismo na Medicina.

Discriminação contra idosos em unidades de Saúde: foi debatida uma proposta de Declaração sobre a discriminação contra idosos em unidades de Saúde. Ela inclui recomendações para governos e médicos erradicarem os casos de preconceito por motivos de saúde e de idade.

Proteção e integridade de médicos em conflitos armados: foi apresentada uma grande revisão da Declaração sobre a Proteção e Integridade do Pessoal Médico em Conflitos Armados e Outras Situações de Violência. O texto condena veementemente a violência contra as equipes e os serviços de Saúde.

Tratamento de parentes: foram debatidas propostas para uma Declaração sobre Médicos Tratando Familiares. O Conselho aprovou uma série de emendas para a revisão.

Outras propostas: também serão discutidas na Assembleia Geral alguns projetos relacionados a Telessaúde, Saúde e segurança ocupacional e ambiental, mídias sociais e riscos à saúde dos produtos que contêm tabaco.