Manual de Ecocardiografia, da Manole, chega com capítulo específico sobre Covid-19

A ecocardiografia ganhou importância extra depois da pandemia, mostrando-se fundamental também nos diagnósticos pulmonares

Radar

A ecocardiografia ganhou importância extra depois da pandemia, mostrando-se fundamental também nos diagnósticos pulmonares

A própria experiência do editor, professor Wilson Mathias Jr., ao tratar pacientes com COVID-19 o motivou a atualizar e incluir na quinta edição de Manual de Ecocardiografia um capítulo exclusivo sobre o assunto: Ultrassonografia pulmonar em cardiologia e seu impacto na pandemia de SARS-CoV2. “Durante esta terrível pandemia tive o privilégio de cuidar, em meu consultório privado e quando necessário em unidades de terapia intensiva, de mais de 250 pacientes com esta doença, quando a ultrassonografia pulmonar foi essencial na quantificação, determinação prognóstica e no acompanhamento não invasivo das lesões pulmonares desta moléstia”, explica.

Segundo o especialista, a pandemia deixou ainda mais claro como o domínio da ultrassonografia cardiovascular é importante tanto para o cardiologista como para o médico clínico. “Apesar de reforçar os conceitos básicos da ecocardiografia, sempre com foco no como fazer, o livro possui inovações tecnológicas na área de strain, sincronismo cardíaco, estresse e perfusão miocárdica”, diz Mathias Jr.

O livro traz capítulos como Ecocardiografia sob estresse, Cardiopatias congênitas: análise sequencial segmentar como ferramenta de avaliação pelo ecocardiograma e Ecocardiografia contrastada por microbolhas.

O manual é uma realização do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Sobre o editor

Wilson Mathias Jr. é professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor do Serviço de Ecocardiografia do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sua titulação internacional inclui três importantes títulos, o de Fellow of The American Heart Association, Fellow of The American College of Cardiology, Fellow of the American Society of Echocardiography e Fellow (Emérito) of International Society of Cardiovascular Ultrasound. É frequentemente convidado a ministrar conferências em importantes congressos internacionais como o do American College of Cardiology, American Heart Association e American Society of Echocardiography. É membro do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais, publicou mais de 230 artigos em revistas internacionais indexadas, seu Fator H é 26 e já foi citado mais de 2.900 vezes em artigos indexados de circulação internacional. É consultor e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 1 e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Obteve apoios financeiros substanciais para o InCor em dez projetos de pesquisa, sendo dois temáticos. Professor Mathias foi pioneiro em nosso país na introdução da ecocardiografia sob estresse, publicando artigos, ensinando a técnica a centenas de médicos, assim como realizando o primeiro exame em território nacional. Na mesma linha, já na área terapêutica, é pioneiro nas aplicações terapêuticas do ultrassom, tendo realizado o primeiro tratamento e publicado o primeiro estudo no mundo sobre este tema em humanos (J Am Coll Cardiol. 2019;73:2832-42).