Revista da SOCESP publica uma edição inteira sobre arritmias

Um suplemento especial com cinco artigos científicos aborda a doença cardiovascular na mulher

Radar

No cenário da cardiologia contemporânea, as arritmias continuam a desafiar médicos e pesquisadores e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo acaba de publicar uma edição inteira da sua revista científica sobre o tema. “Conseguimos reunir informações valiosas e de qualidade sobre o diagnóstico e tratamento da síncope, fibrilação atrial, indicação de marcapasso, entre outras condições complexas que impactam diretamente na prática clínica diária”, explica o diretor de publicações da SOCESP, Miguel Antonio Moretti.

Ele destaca um artigo sobre a síncope, sintoma frequente e muitas vezes desafiador para o clínico, que aprofunda o conhecimento em relação às causas e à abordagem diagnóstica correta. Essenciais para evitarmos a subestimação ou superestimação dessa condição e para prevenirmos eventos adversos”, completa Moretti.

A revista ainda traz uma discussão sobre a fibrilação atrial, uma das arritmias mais comuns e associadas a complicações graves, com importantes reflexões sobre o manejo clínico e as estratégias de anticoagulação. “Outro tema relevante é a estimulação cardíaca artificial, cuja evolução tecnológica tem permitido avanços na qualidade de vida dos pacientes”, ressalta o diretor, que é também editor-chefe da Revista.

A edição, com 11 artigos médicos, 6 artigos multiprofissionais dos Departamentos de Educação Física, Enfermagem, Farmacologia, Fisioterapia e Nutrição, tem Adalberto Lorga Filho e Marcio Jansen de O. Figueiredo como coeditores e pode ser acessada no site da SOCESP.

Suplemento Mulher

Outros seis artigos científicos, com a colaboração e o apoio do SOCESP Mulher, tratam da doença cardiovascular na mulher. “É a principal causa de óbitos, superando o câncer de mama, útero e ovário. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, ela responde por um terço das mortes no mundo. Entretanto, continua subdiagnosticada, subinvestigada e subtratada”, esclarece a coordenadora do SOCESP Mulher, Lilia Nigro Maia que assina o prefácio do suplemento.

A publicação tem artigos sobre a epidemiologia das doenças cardiovasculares (DCVs) na mulher, os fatores de risco tradicionais e específicos, os conceitos sobre a doença aterosclerótica no sexo feminino, as particularidades da investigação da DCV na mulher, as estratégias na prevenção e um artigo sobre qualidade de vida, burnout e espiritualidade.