Boletim Câmara dos Deputados 18/08/2022

O Plenário da Câmara dos Deputados realizou sessão solene quarta-feira (17) em homenagem ao dia do Angiologista e Cirurgião Vascular, através da solicitação feita pelo deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e foram convidados representantes da Sociedade Brasileira de Angiologia e da Associação Médica Brasileira.

Saúde e sociedade

Associação Médica Brasileira participa de sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem ao Dia do Angiologista e Cirurgião Vascular

O Plenário da Câmara dos Deputados realizou sessão solene quarta-feira (17) em homenagem ao dia do Angiologista e Cirurgião Vascular, através da solicitação feita pelo deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) e foram convidados representantes da Sociedade Brasileira de Angiologia e da Associação Médica Brasileira.

O deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) inicia a sessão lendo um discurso feito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que destaca o reconhecimento da Casa para com esses profissionais, que todos os dias se empenham no cuidado da população.

José Fernando Macedo, diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB), aponta que há por volta de 356 escolas de Medicina no Brasil, e que, cerca de 50% dessas não possuem professores com mestrado ou doutorado, um fato preocupante. Nesse sentido, explica que a AMB solicitou ao Ministério da Educação e Cultura a relação de todas as faculdades de medicina com seus professores, para assim qualificar essas faculdades e o nível dos docentes. Também ressalta que conta com a ajuda dos parlamentares médicos para a luta da classe médica e seu futuro. Concluindo, parabeniza os cirurgiões vasculares pelo dia.

Eraldo Arraes de Lavor, diretor de Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), aborda sobre o Modelo Consolidado de Procedimentos de Angiologia e Cirurgia Vascular, que se encontra em sua segunda edição. O diretor explica que o modelo se iniciou através de uma proposta de gestão elaborada para o atual presidente da SBAVC, Dr. Julio Cesar Peclat de Oliveira. Também ressalta que a SBAVC está participando de diversas reuniões e elaborando projetos para melhorar cada vez mais a medicina e o atendimento à população. Em relação ao Modelo Consolidado, expõe que seu objetivo era lutar pela melhoria do honorário médico, e nele, é englobado procedimentos arteriais e não arteriais.  

Marcus Vinícius Fernandes Dias, secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, salienta que a sessão solene realizada é de extrema importância para a medicina e para o país, parabenizando os cirurgiões vasculares e angiologistas.

Antônio Carlos de Souza, presidente do 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, expõe que, como médico, sente uma imensa gratidão ao ver a realização de uma sessão no Plenário da Câmara dos Deputados para homenagear o Dia do Angiologista e Cirurgião Vascular. Além disso, solicita a todos os deputados médicos que, além de pensar na saúde da população brasileira, pensem também a respeito da saúde do médico. O presidente traz dados alarmantes, os quais mostram que 46% dos médicos estão/tiveram Síndrome de Burnout durante a pandemia do COVID-19, ressaltando a importância da saúde do médico para cuidar da saúde da população.  

Armando Lobato, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, faz uma breve fala parabenizando e homenageando os doutores Julio Peclat, Luiz Antonio Teixeira Jr e José Fernando Macedo pelo empenho na saúde. Além disso, homenageia também Antônio Carlos de Souza pela organização do Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular.  

Júlio César Peclat de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia, inicia sua explanação homenageando o deputado Luiz Antonio Teixeira Jr (PP-RJ), ressaltando sua importância para a medicina brasileira. O presidente expõe que a SBAVC é a segunda maior sociedade do mundo na especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular, dizendo que tem muito orgulho de estar à frente dessa instituição. Conclui, dizendo que é fundamental a união dos médicos e dos políticos, para assim ampliar e efetivar a luta pela saúde.  

Após as considerações finais, a sessão foi encerrada.