Boletim Câmara dos Deputados 23/11/2022

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), em reunião deliberativa realizada nesta quarta-feira (23), aprovou o Projeto de Lei 213/2022

Saúde e sociedade

Comissão aprova projeto que visa garantir a participação de especialista indicado pela Associação Médica Brasileira na Conitec

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), em reunião deliberativa realizada nesta quarta-feira (23), aprovou o Projeto de Lei 213/2022, de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, para assegurar a participação de especialista indicado pela Associação Médica Brasileira na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) fez a leitura do parecer favorável apresentado pelo relator da matéria, deputado Luiz Lima (PL-RJ). No voto foi destacado que a participação dos especialistas apontados pela instituição, contribuirá para aumentar o profissionalismo e a qualidade das decisões tomadas pela Conitec.

E agora?

A proposição seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados.

Documentos: 

PL 213/2022

Parecer aprovado

Instalada a Subcomissão Especial para discutir a modernização e o aperfeiçoamento da legislação aplicável ao SUS

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (22), a reunião de instalação da Subcomissão Especial para Discutir a Modernização e o Aperfeiçoamento da Legislação Aplicável ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A instalação da subcomissão foi proposta pelo deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), através do requerimento 47/2022. Ele informou que serão discutidos temas como: problemas estruturais e constitucionais do SUS; como valorizar os profissionais de saúde por meio do fortalecimento do SUS; como melhorar a gestão e transparência do SUS através da gestão de informação; e possíveis reformulação nas políticas públicas especificas para a saúde no Brasil. 

Ele anunciou que a subcomissão terá a seguinte composição de membros titulares: 

Deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) – Presidente;

Deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS) – Relator;

Deputada Carla Dickson (UNIÃO-RN);

Deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC);

Deputado Dr. Frederico (Patriota-MG);

Deputado Dr. Jaziel (PL-CE);

Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ);

Deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES);

Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG);

Deputado Hiran Gonçalves (PP-RR);

Deputada Mariana Carvalho (Republicanos-RO);

Deputado Pedro Westphalen (PP-RS);

O relator, deputado Luiz Ovando (PP-MS), disse que após a implantação do SUS, através da Lei 8080/1990, muitas atualizações se fazem necessárias, como o financiamento do sistema de saúde. Destacou informações do Banco Mundial de Saúde, de que se for aprimorado o atendimento primário da saúde, em termo de efetividade, será melhorada a média e alta complexidade em 8%. 

O presidente da subcomissão, deputado Dr. Zacharias Calil, reconheceu a importância de atualização do SUS e de sua tabela. Para ele, um bom atendimento na atenção primária, irá evitar que os pacientes chegue a média e alta complexidade.

Aprovado projeto que inclui no rol de doenças graves e raras, a Doença de Crohn e a Retocolite

– A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou nesta quarta-feira (23), o parecer favorável do deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), ao Projeto de Lei 825/2022, que visa incluir no rol de doenças graves e raras, a Doença de Crohn e a Retocolite.

Ao defender à aprovação da proposição, o relator explica que por conta de seu caráter sistêmico, essas doenças podem ter apresentação pouco característica, o que dificulta o diagnóstico, salientando que o atraso na definição aumenta o risco de complicações irreversíveis. Também ressalta que, de acordo com as estimativas mais recentes, a prevalência das doenças inflamatórias intestinais no Brasil é menor que 65 pessoas a cada 100 mil habitantes, o que as classifica como doença rara, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde. Assim, aponta que devido a relevância dessas doenças, o impacto para o SUS e as limitações que se apresentam para as pessoas acometidas, apoia o mérito da proposta.

E agora?

O projeto segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.

Documentos: 

PL 825/2022

Parecer aprovado

Audiência pública debaterá sobre a saúde da população idosa e o Programa de Qualidade na Cardiologia

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), o requerimento 43/2022, de autoria do deputado Zacharias Calil (UNIÃO-GO), para a realização audiência pública para a debater iniciativas de adequação do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Programa de Qualidade na Cardiologia (QualiSUS Cardio), para a melhoria do atendimento à população idosa.

O autor justificou que propôs o debate em virtude do aumento da população idosa e pelas enfermidades relacionadas ao envelhecimento, sendo as cardiovasculares as mais comuns. Dessa forma, ele alegou que o QualiSUS Cardio teria papel primordial no tratamento e atenção a alta complexidade cardiovascular, bem como na melhoria contínua dos atendimentos e da qualidade de vida.

Serão convidados para debater o tema: 

•    Dr. Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (International Longevity Centre Brazil – ILC-BR);

•    Dr. Fabio Jatene, vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP e cirurgião cardíaco Valvopatias;

•    Dr. José Mangione, Ex-presidente da Sociedade LatinoAmericana de Cardiologia Intervencionista – SOLACI, Cardiologista Intervencionista do Hospital Beneficência Portuguesa e Alemão Oswaldo Cruz;

•    Dr. Marcelo Sampaio, cardiologista Clínico Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo;

•    Representante da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde – ABIMED;

•    Representante do Instituto Lado a Lado Pela Vida;

•    Representante da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS).

E agora?

A data para a realização da audiência pública será definida posteriormente.
     

Documento:       
– Requerimento 43/2022