Ainda não emitiu seu certificado de vacinação da Covid-19? Veja passo a passo

Desde outubro de 2021, os cidadãos que estão imunizados contra a Covid-19 podem ter acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

Últimas notícias

Desde outubro de 2021, os cidadãos que estão imunizados contra a Covid-19 podem ter acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 permite que os indivíduos visualizem, salvem e imprimam os seus dados acerca da imunização (em português, inglês e espanhol).

Os registros são retirados dos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Qualquer brasileiro tem direito ao documento gratuitamente.

Passo a passo
1. Tomar a vacina
O registro é realizado pelos profissionais em sistemas de informação ou em papel (e digitalizados).

2. Baixe e registre-se no Conecte SUS Cidadão
Após a imunização, você pode acompanhar se o registro da vacina foi inserido por meio do aplicativo (Android ou iOS) ou da versão web. Para acessar, é necessário logar com (ou cadastrar) as suas informações de acesso do Governo Federal, o acesso único dos sites gov.br. A informação pode demorar até 10 dias para aparecer. Caso passe deste prazo, verifique se houve algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde em que você foi vacinado.

conectesus1
conectesus2

3. Emissão do certificado
Dentro do aplicativo, clique no ícone “Vacinas”. Nesta página, haverá o registro das doses administradas. Clicando sobre elas, surgirão o detalhamento das imunizações. Clique em “Certificado Nacional de Vacinação Covid-19” para ver o documento, que pode ser salvo clicando em “PDF”, no canto superior direito.

conectesus3

Autenticação
O certificado poderá ser autenticado utilizando o código de 16 dígitos e/ou QR Code apresentado no documento, que é válido em território nacional e tem validade de 12 meses a partir da data de emissão. O código também poderá ser validado gratuitamente pelas câmeras nativas dos smartphones ou pelo site Valida Certidão.

No ConecteSUS, é possível, ainda, ter acesso a histórico clínico, de outras vacinas, de exames realizados, de internações e de medicamentos dispensados, entre outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.