Certificado Internacional de Vacinação pode ser obtido gratuitamente pelo SUS

Documento é exigência obrigatória para entrada em determinados países

Últimas notícias

Dentre as particularidades de uma viagem internacional, está a obtenção do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para determinados destinos, já que a entrada em alguns territórios depende diretamente desta comprovação. O documento, que atesta a vacinação de febre amarela – meningite e poliomielite, em certos casos, – pode ser obtido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde por meio de etapas simples e rápidas.

No Brasil, pessoas vacinadas e que viajarão para países que exigem o certificado podem abrir a solicitação. É importante se atentarem que a vacina deve ser tomada com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem – tempo que leva para o imunizante entrar em contato com o organismo e começar a agir. Estrangeiros e pessoas sem CPF também podem obter o certificado, contanto que uma pessoa com CPF faça a abertura da solicitação. Além disso, a obrigatoriedade também se estende a crianças a partir de nove meses de idade.

As etapas para solicitar o certificado se dividem entre:

  • Tomar a vacina integral de febre amarela, guardando o comprovante de vacinação para solicitação futura.
  • Verificar se o CIVP já está disponível no Conecte SUS, plataforma também disponibilizada pelo Google Play e pela Apple Store.
  • Receber o certificado, que estará na área “minhas solicitações” e ficará disponível ao clicar em “responder” ao lado do protocolo. É preciso baixá-lo, imprimir e assinar o local indicado. Caso seja necessário, reimprimir o documento que continuará disposto nas solicitações.

A lista dos países que exigem a vacinação contra a febre amarela é atualizada regularmente pela Organização Mundial da Saúde e pode ser conferida neste link. Não há necessidade de doses de reforço, uma vez que esta vacina se estende por toda vida.