Hospital das Clínicas da FMUSP completa 80 anos de história e tradição

Diretor da APM esteve presente na cerimônia de abertura das comemorações

Últimas notícias

Considerado o melhor hospital público do Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é referência no cuidado. Excelência em ensino, pesquisa e assistência, a instituição é pioneira na realização de transplantes, sendo a primeira do País a efetuar o transplante de coração, a primeira do mundo em realizar o transplante de fígado entre intervivos e a primeira da América Latina a executar um transplante de útero.

O desempenho do HC, que completou 80 anos no dia 19 de abril, foi reconhecido em uma série de comemorações que celebram as suas oito décadas de atuação. O início das solenidades foi marcado por uma cerimônia realizada no auditório da Faculdade de Medicina da USP, na última terça-feira, 23 de abril, reunindo autoridades como o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva; a diretora da FMUSP, Eloisa Bonfá; e o vice-diretor da FMUSP e diretor Científico da Associação Paulista de Medicina, Paulo Manuel Pêgo Fernandes; além de funcionários, alunos e professores.

Edvaldo Massato Utiyama, diretor clínico do Hospital das Clínicas, relembrou que desde a sua fundação, a entidade desempenha um papel fundamental no avanço da Medicina. “O hospital tem sido não apenas um centro de excelência médica, mas também um símbolo de dedicação, inovação e cuidado humanizado. Hoje, mais do que nunca, é importante reconhecer e celebrar o incrível legado do Hospital das Clínicas. À medida que olhamos para o futuro, devemos nos lembrar das lições do passado e nos inspirar na coragem daqueles que vieram antes de nós.”

Para Eloísa Bonfá, a data traz esperança e determinação ao olhar para o futuro. “A pesquisa é o coração pulsante desta instituição. Aqui, mentes inquietas se unem para desvendar os mistérios da Medicina, buscando incessantemente soluções para os desafios mais complexos da Saúde humana. Do laboratório à prática clínica, as descobertas feitas no Hospital das Clínicas têm o poder de transformar vidas e abrir novos horizontes para a Medicina do futuro.”

Eleuses Paiva salientou que o HC é responsável por 35% dos procedimentos de alta complexidade do estado e por mais de 20% do restante do Brasil, relembrando que, enquanto estava à frente da Associação Médica Brasileira, teve a oportunidade de viajar pelo País e ao conhecer médicos das diferentes regiões, todos partilhavam alguma história com o hospital. “Os colegas nos procuravam para falar do orgulho deles de, em algum momento, terem passado pela instituição. O HC é muito mais importante pelo que ele leva para cada cidadão do estado de São Paulo, junto com a eficiência, o conhecimento e o direito a uma Saúde digna.”

Em 2022, foi anunciado investimento de R$ 150 milhões destinados à ampliação do complexo em que o Hospital das Clínicas está localizado para a implementação de dois novos prédios, Centro de Pesquisas Clínicas e Instituto Dr. Ovídio Pires de Campos, aumentando a oferta de atendimento em diversas especialidades médicas. Também está prevista a criação de 200 novos leitos para a instituição, além de 12 novas salas de cirurgia, ampliando a realização de aproximadamente 8,8 mil procedimentos de alta complexidade anualmente.

Fotos: Divulgação