Música nos Hospitais tem apresentação no Iamspe

O tradicional projeto da Associação Paulista de Medicina, que tem como intuito levar música clássica para os pacientes, acompanhantes e trabalhadores de hospitais, teve apresentação da Orquestra do Limiar, regida pelo maestro e médico Samir Rahme, no Instituto de Assistência Médica ao Hospital do Servidor Público Estadual, no dia 14 de novembro

Últimas notícias

O tradicional projeto da Associação Paulista de Medicina, que tem como intuito levar música clássica para os pacientes, acompanhantes e trabalhadores de hospitais, teve apresentação da Orquestra do Limiar, regida pelo maestro e médico Samir Rahme, no Instituto de Assistência Médica ao Hospital do Servidor Público Estadual, no dia 14 de novembro.

O programa, realizado em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, é financiado pela Lei Rouanet e busca unir saúde e cultura. Busca alegrar e deixar o ambiente mais leve para os pacientes que estão passando por momentos delicados, além de pensar também nos acompanhantes e profissionais que vivenciam essa rotina árdua.

Essa ideia é reforçada por Katia Antunes, pediatra neonatologista e diretora do Hospital. “Acalma a alma, dá uma renovada na energia, não só das pessoas, mas do ambiente, dá aquela limpada na mente”, diz, acentuando que a música traz um aprimoramento para os pacientes e para os funcionários, e ainda estimula o lado artístico deles.

A diretora afirma ainda que a iniciativa é fundamental para quem está passando por tratamentos pesados e que exigem mais esforço, como quimioterapia ou hemodiálise, e que, graças à música, que contribui para o tempo passar mais rápido, eles acabam se tornando mais suportáveis.

Para os pacientes, o projeto é essencial. “A música é sinônimo de vida, quando você está acamado você fica deprimido, perde a vontade das coisas e se sente sozinho. Então, a música dá um pouco de vida”, afirma Dalal Mustafa, uma das pacientes do Iamspe que acompanhou a apresentação.

 “A música traz paz, ajuda, anima, dá um conforto para os familiares”, afirma Rosana de Oliveira, esposa de um dos pacientes.

Enquanto acontece o espetáculo, o maestro explica sobre cada uma das músicas que serão tocadas e o significado delas. A reação do público é extraordinária e diversa: alguns choram, outros batem calorosas palmas e ainda é possível ouvir alguém exclamar um impressionado “que lindo!”.

Algumas das músicas apresentadas nesta temporada são Trem das Onze, de Adoniran Barbosa; Cantiga dos Carregadores de Piano, de Beetholven Cunha; e Allegro do Concerto de Brandenburgo, de J.S. Bach.

A próxima apresentação gratuita da 13ª temporada do Música nos Hospitais ocorre no dia 28 de novembro, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – Av. Dr. Arnaldo, 251, Hall de entrada / Cerqueira César – São Paulo.

Fotos: Fotos: Marina Bustos