30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo traz notáveis conhecimentos

Vice-presidente da Associação Paulista de Medicina recebeu título de “visitante ilustre” do evento

Últimas notícias

Na última semana, a Universidade de Marília (Unimar) foi palco do 30º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo, popularmente conhecido como Cotesp. O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional São Paulo, aconteceu entre 27 e 29 de junho, três dias de muitos aprendizados, contando com a presença do vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, Akira Ishida.

Ishida, junto de Walter Manna Albertoni, foi homenageado com o título de “visitante ilustre” pela Câmara Municipal, condecoração que visa agraciar célebres ortopedistas de Marília pelos seus feitos em prol da especialidade.

Esta edição teve como tema central “Atualizações nas Indicações e Técnicas Cirúrgicas: Ombro, Mão, Joelho e Trauma”, contando com palestras, workshops e transmissão em tempo real de cirurgias – efetuadas por especialistas com reconhecimento nacional e internacional –, contribuindo para o desenvolvimento de novas habilidades e proporcionando diferentes aprendizados.

Ao todo, o Cotesp contou com cerca de 500 participantes, destes, ortopedistas, residentes e graduandos de Medicina da Unimar e de diferentes instituições ao redor do Estado. Os congressistas puderam acompanhar os mais diversos avanços na área, além de explorar novas técnicas e práticas.

Dentre as atividades, houve a 8ª Jornada de Residentes, contendo uma prova teórica, exame físico e avaliação de habilidades, que preparam os futuros participantes que prestarão a prova para obtenção do Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Os congressistas também participaram da discussão de temas relacionados à síndrome do túnel do carpo; reconstrução extra-articular; fratura do fêmur; e tratamento cirúrgico da lesão SLAP. Não obstante, a programação envolveu aulas sobre joelho, ombro, mão, trauma, ortopedia infantil e dor, além de debates científicos.

Fotos: Divulgação