No dia 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Combate e Orientação sobre a Cefaleia, de modo que o decorrer de todo o mês é dedicado para campanhas de conscientização a respeito do tema. A data, inclusive, é reconhecida pelo diário oficial de eventos oficiais da cidade de São Paulo, por meio da Lei 14.485, o que reforça a importância do debate sobre o tema.
Neste ano, o slogan oficial da campanha é “três é demais”, destacando que pacientes que possuem mais de três tipos de dores de cabeça contínuas por mais de três meses, necessitam de auxílio médico e precisam procurar o tratamento necessário para esta condição.
Segundo a neurologista Célia Roesler, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e Secretária do Departamento Científico desta mesma instituição, conviver com dores de cabeça não é algo normal, no entanto, muitas pessoas acabam se acostumando com a condição e não procuram um diagnóstico para o problema.
A Organização Mundial da Saúde demonstra que aproximadamente 15% da população mundial sofre com os transtornos ocasionados pela cefaleia – dentre eles, está a enxaqueca, que, em casos extremos, pode se tornar debilitante.
A Associação Paulista de Medicina é uma das grandes apoiadoras desta causa e reforça a importância do cuidado e bem-estar, salientando, ainda, que qualquer desconforto que perdure cronicamente deve ser observado por um profissional que conduzirá o paciente da forma mais adequada.