Cobertura do 4º dia de debates do XI Congresso Paulista de Neurologia

Após a palestra magna de Walter Feldman, a sala 1 recebeu a intervenção de José Biller. O especialista dos Estados Unidos fez sua terceira participação no XI Congresso Paulista de Neurologia, sempre com muito destaque

Últimas notícias

Após a palestra magna de Walter Feldman, a sala 1 recebeu a intervenção de José Biller. O especialista dos Estados Unidos fez sua terceira participação no XI Congresso Paulista de Neurologia, sempre com muito destaque. Dessa vez, ele apresentou diversos estudos de casos com o tema “Atualização no Tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC): Além dos Trombolíticos”. Na sala de Terapêutica passaram, ainda, Eloíza Quintela (tratamento da paramiloidose), Karyn Koladic (tratamento da distrofia de Duchenne), Daniel Ciampi de Andrade (tratamento clínico das lombociatalgias) e Fernando Cendes (tratamento da primeira crise convulsiva), presidente do Congresso.

Já na sala 2, as discussões ficaram centradas em manifestações neurológicas de doenças sistêmicas. Anamarli Nucci falou de manifestações neurológicas na sarcoidose. Ela explicou, por exemplo, que imagens do tórax são muito importantes para entender o problema, com uma escala de 0 a 4 que vai das adenopatias até a fibrose. Participaram também da discussão os especialistas Simone Appenzeller (manifestações neurológicas no lúpus), Natalino Hajime Yoshinari (manifestações neurológicas na síndrome de Baggio-Yoshinari) e Gisele Sampaio (complicações neurológicas na insuficiência hepática e transplante hepático).

Na sequência, os participantes da sala 3 abordaram Neurologia da mulher. Maria Luiza de Manreza tratou dos aspectos atuais dos fármacos antiepilépticos, das indicações e farmacocinética. “Em mulheres, temos que associar a eficácia e a tolerabilidade. É um quebra-cabeça. O controle das pacientes com epilepsia precisa ser muito próximo.” Completaram as aulas, falando sobre restrição ao valproato, Elza Márcia Yacubian, Thais Rodrigues Villa e Gerardo Maria de Araújo Filho.

A sala 4 – secretariada por Sérgio Lima e Samia Inaty Smaira – tratou dos cuidados integrativos. A presidente da mesa, Sissy Veloso Fontes, apresentou aula com o tema “Programa Transdisciplinar de Cuidados Integrativos em Doenças Neuromusculares: Experiência de 5 anos no SUS”. Também passaram pelo espaço os especialistas Julia Salhago Melo (efeitos do programa transdisciplinar de cuidados integrativos), Suely Soares da Silva (interação medicamentosa), Willian Brunelli (homeopatia e o paradigma sistêmico), Cíntia Bloise Hochmuller (práticas orientais), Maris Feliciano (arteterapia), Luciane Barreto (acolhimento psicoterapêutico) e Andréa Amarante (atividade outside).

Na sala 6, ainda houve debates sobre Neuro-oftalmologia (com participação de Marcela Barreira, Rafael Paternó Castello, Frederico Castelo Moura e Eduardo Mutarelli) e Neuro-otologia (palestras de William Luciano de Carvalho, Aline Kozoroski Kanashiro, Bruna Antinori da Fonseca e Cristiana Pereira).