Conheça o novo Portal Medicina Baseada em Evidências da APM

Plataforma busca otimizar as pesquisas científicas e está integrada a renomadas bases de dados

Notícias em destaque

ACESSE AQUI O PORTAL MBE

Nesta segunda-feira, 21 de julho, a Associação Paulista de Medicina está lançando seu Portal Medicina Baseada em Evidências, plataforma gratuita que contribui para otimizar as pesquisas científicas dos médicos por meio das melhores evidências e com acesso integrado às mais renomadas bases de dados existentes, por exemplo, a The Lancet.

Este é um projeto inovador, aplicado apenas na APM e na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e se caracteriza por ser uma biblioteca virtual, elaborada especialmente para fornecer as mais recentes atualizações científicas aos médicos, contribuindo, assim, para a expansão do conhecimento e de sua aplicação na prática.

O diretor de Economia Médica e Saúde Baseada em Evidências da Associação Paulista de Medicina, Álvaro Nagib Atallah, reflete sobre de que forma a biblioteca virtual contribuirá para auxiliar na formação e nos estudos dos médicos. “O uso de boas evidências aumenta as chances dos processos de diagnóstico, tratamento e prevenções na Medicina. Além disso, também traz grandes economias, aumenta os acertos, reduz os erros e aumenta a segurança do trabalho médico.”

De acordo com Maria Eduarda Puga, bibliotecária e uma das idealizadoras do projeto, a ideia de montar o portal surgiu após participar do departamento de Medicina Baseada em Evidências da APM e perceber que, embora houvesse um evidente esforço por parte da equipe, a interação entre os médicos e os conteúdos técnicos ainda era muito limitada.

“Tal constatação me levou a refletir sobre a necessidade de ampliar e aprimorar essa comunicação. Assim, a solução seria a criação de um portal especializado, capaz de centralizar as informações e oferecer aos médicos acesso fácil, confiável e atualizado às melhores evidências disponíveis – promovendo maior engajamento, autonomia e embasamento científico na prática clínica”, explica.

Objetivos

Para Maria Eduarda, o principal objetivo do Portal Medicina Baseada em Evidências da APM é propiciar, em um único ambiente, a possibilidade de levar informação, educação e desenvolvimento à classe médica. Desta maneira, a bibliotecária traça alguns movimentos estratégicos que possibilitarão a evolução do portal.

Eles se dividem entre centralizar e facilitar o acesso às evidências científicas; oferecer uma experiência confiável e personalizada; diminuir a incerteza na prática médica; combater a desinformação e excesso de fontes não confiáveis; promover a interação e atualização constante; e atender às dificuldades e necessidades do médico.

Além disso, ela reforça que espera que o portal possa contribuir para o aprimoramento científico dos médicos por meio da formação contínua com base nas melhores evidências disponíveis. “Oferecendo ao médico acesso constante e atualizado a conteúdos científicos de alta qualidade, organizados de forma didática e prática, o portal se propõe a ser uma fonte permanente de aprendizado, permitindo que o profissional mantenha a sua prática alinhada aos avanços mais confiáveis da Medicina moderna.”

Maria Eduarda também pontua que a ferramenta será utilizada para reduzir as incertezas nas tomadas de decisões. “A nossa proposta é que o portal possa ser um instrumento consultivo que otimize o raciocínio clínico, diminuindo riscos e aumentando a precisão terapêutica. Desta forma, podemos integrar funcionalidades que apoiem o médico no momento da decisão clínica, oferecendo sínteses de evidências, diretrizes validadas e filtros de busca por relevância e aplicabilidade.”

Álvaro Atallah sinaliza que a plataforma traz uma série de diferenciais para os colegas, exemplificando de que forma a pesquisa científica pode contribuir com a redução de custos em tratamentos. “Tanto as contas do SUS quanto das empresas de Medicina suplementar, pagas pela sociedade, são muito caras. Considerando apenas uma avaliação tecnológica que fizemos sobre o tratamento da degeneração macular do idoso, o potencial de economizar recursos foi suficiente para o financiamento de cerca de cinco universidades brasileiras.”

Serviços exclusivos aos associados

Em caso de dúvidas, os associados da APM poderão contar com um atendimento personalizado, voltado especialmente às suas eventuais perguntas. Segundo Maria Eduarda, será um ambiente interativo em que os questionamentos serão solucionados por meio de respostas embasadas e contextualizadas – por mecanismos automatizados ou curadoria especializada. “O objetivo é oferecer suporte individualizado, considerando a realidade prática do profissional e as nuances de cada caso clínico.”

São duas as opções de atendimento disponíveis, ambas práticas e acessíveis. A primeira delas é feita pelo envio das dúvidas por formulário on-line. “O médico associado poderá encaminhar sua pergunta a qualquer momento por meio de um formulário disponível na plataforma. As respostas serão cuidadosamente elaboradas e retornadas em até 24 horas, garantindo agilidade e qualidade no suporte técnico-científico.”

A segunda é feita por um atendimento personalizado, elaborado de acordo com as necessidades dos associados. “Para demandas mais específicas, será possível agendar, diretamente pelo portal, um horário para atendimento individualizado com especialistas – promovendo uma experiência individualizada, mais aprofundada e segura.”

Também haverá cursos e conteúdos exclusivos para os médicos associados da APM, bastando eles utilizarem o mesmo login (CPF) e senha da área do usuário do portal da Associação. O Portal BEM também é uma maneira de auxiliar jovens médicos, já que contribuíra para que eles tenham acesso às melhores evidências científicas e, consequentemente, possam desenvolver e aprimorar a técnica por meio da prática baseada em evidências.

“Quisera eu ter tido, no início da minha carreira, acesso gratuito às melhores evidências científicas para a prática diária. Os médicos jovens irão economizar tempo para estudar, acertar mais, errar menos e trabalhar com maior autoconfiança e capacidade crítica”, destaca o diretor da APM.

Usabilidade

Na ferramenta, está disponível o acervo da biblioteca física da APM, o repositório de evidências e o portal de periódicos. Nas pesquisas, os médicos poderão realizar buscas por títulos, autores e assuntos e a própria plataforma filtrará os melhores resultados disponíveis – englobando artigos, capítulos de livros, teses e dissertações.

“É preciso que criemos a cultura do uso disseminado das melhores evidências na prática médica. O Ministério da Saúde já economizou dezenas de bilhões de reais com decisões baseadas em evidências e a APM, que apoia esta iniciativa há décadas, coroa esse processo, visando facilitar o acesso dos médicos às melhores evidências científicas, prestando, assim, um excelente serviço à Medicina e à população”, finaliza Atallah.