Coordenador do Agentes APM é destaque da revista Médicos do Vale

A mais nova edição da revista Médicos do Vale, publicação elaborada da Regional de Taubaté da Associação Paulista de Medicina, contempla o programa Agentes APM, trazendo uma entrevista exclusiva com o coordenador do projeto, Expedito Barbosa

Últimas notícias

A mais nova edição da revista Médicos do Vale, publicação elaborada da Regional de Taubaté da Associação Paulista de Medicina, contempla o programa Agentes APM, trazendo uma entrevista exclusiva com o coordenador do projeto, Expedito Barbosa. A iniciativa, que busca englobar os jovens médicos ao associativismo, contribui no desenvolvimento de novas habilidade e auxilia na formação de futuros líderes de alta performance.

Barbosa conheceu a APM por meio do atual presidente da entidade, José Luiz Gomes do Amaral, e passou a se dedicar aos trabalhos na Associação a partir de 2021, elaborando diferentes estratégias focadas em como aproximar os estudantes de Medicina da instituição. Segundo o médico, que está prestes a iniciar a residência em Pediatria, sua missão é aproximar o acadêmico do associativismo, além disso, destaca como a participação no Agentes vem sendo fundamental para a sua carreira.

“Na APM, tenho a liberdade de criar, o que é extremamente gratificante para mim. O fato de ter desenvolvido e ser o atual coordenador do programa Agentes APM está sendo essencial para a construção da identidade da minha jornada profissional. Além das oportunidades acadêmicas, como participação em cursos e congressos, o Agentes me oferece desenvolvimento constante de soft skills, como comunicação, liderança, gestão pessoal e de equipe”, menciona.

Na entrevista, Expedito Barbosa também destaca o crescimento gradual do programa, que atualmente conta com 212 Agentes em todo o estado de São Paulo, relembrando, ainda, que não há limites de vagas e todos os estudantes podem participar. De acordo com o coordenador, se tornar um Agente APM contribui positivamente para o currículo dos jovens, visto que é um fator que os alavanca no mercado de trabalho.

“Ser um Agente APM é ser líder, referência para seus colegas e professores, gerar engajamento e transformação em sua comunidade, importar-se pelo bem-estar e melhoria contínua de si, das pessoas que o rodeiam e das instituições que faz parte, como a faculdade. O mercado de trabalho e os professores que avaliam o ingresso dos novos residentes buscam narrativas autênticas e de transformação, além de toda a performance acadêmica já aguardada por todos”, relata.

Dentre as diversas possibilidades proporcionadas pelo Agentes APM, está a participação em eventos, congressos, reuniões e comemorações, o que permite ampliar a rede de relacionamentos e coloca a nova geração da Medicina em contato direto com outros profissionais que também constituem o setor. Para ter acesso à matéria na íntegra, basta acessar este link.

Foto: Alexandre Diniz