Na última quarta-feira, 19 de julho, o pediatra e diretor de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, Marun David Cury, em entrevista para o Américas no Ar – telejornal da RecordTV internacional – falou sobre obesidade infantil.
Marun Cury comentou em relação ao uso da semaglutida para o tratamento do sobrepeso em crianças e adolescentes e ainda explicou como o medicamento pode ajudar no tratamento.
Na reportagem, foi destacado que, pela primeira vez na história, a Academia de Pediatria dos Estados Unidos está orientando o uso de remédios visando combater a obesidade em crianças a partir de 12 anos. O objetivo é conciliar o uso das drogas com uma alimentação saudável, pois pediatras afirmam que um tratamento precoce e intensivo a partir desta idade é a melhor forma de evitar que os adolescentes se tornem obesos mórbidos.
“Como pediatra, eu vejo com bons olhos a liberação da semaglutida para esses jovens de 12 a 18 anos, porque é uma droga que retarda o esvaziamento do estômago e dá a sensação de saciedade. Em um estudo realizado com jovens de 12 a 18 anos, foi notado um resultado excelente, com perda de mais de 15 quilos nas crianças; e essas crianças têm a oportunidade de serem reeducadas na alimentação e evitar que acabem indo para a cirurgia, que é algo mais radical e pode não ser reversível”, disse o diretor da APM.
Entretanto, há opiniões divergentes de especialistas quanto a isso, já que alguns alertam para os efeitos colaterais e distúrbios alimentares que o eventual uso de remédios pode causar.
Imagem: Reprodução reportagem