Maternidade Santa Isabel recebe selo de conformidade do Programa CQH

Instituição comemora conquista, fruto de seu compromisso com a qualidade, segurança e humanização no atendimento

Últimas notícias

No último dia 7 de fevereiro, a Maternidade Santa Isabel – unidade estadual de Saúde sob gestão da Famesp –, localizada em Bauru/SP, recebeu o selo de conformidade do Programa Compromisso da Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina.

A cerimônia contou com a presença de gestores, colaboradores e parceiros. Entre eles, Milton Osaki e Leonardo Henrique Satiro Catani, ambos da Governança do Programa CQH; Sidnei Lastoria, administrativo da Famesp, representando Antonio Rugolo Junior, diretor Executivo da Maternidade Santa Isabel e presidente da Famesp; Adilson Zamarin, diretor Administrativo da Maternidade Santa Isabel; e Fernanda Pacheli, da área de Qualidade do Hospital e do Núcleo de Segurança do Paciente.

“Quero cumprimentar o diretor Administrativo Adilson José Zamarin, o diretor Técnico Enio Luis Damaso, a responsável pelo setor de Qualidade Geovana Momo e os colaboradores da maternidade pela conquista do selo do CQH. A cooperação entre a Maternidade Santa Isabel e o Hospital de Base de Bauru soma experiências para a melhoria da qualidade assistencial”, destacou Milton Osaki.   

De acordo com ele, a equipe de avaliadores do Programa CQH, que realizou a auditoria para a concessão do selo, verificou que a Comissão de Qualidade do Hospital de Base de Bauru apoiou a Maternidade Santa Isabel neste processo. “Esta troca de conhecimentos traduz um dos principais fundamentos do modelo de gestão do Programa CQH: aprendizado organizacional. Aproveito para ressaltar a diretora Administrativa do Hospital de Base de Bauru, Roberta Fiuza Ramos, por sua participação”, complementou.

Programa CQH

A equipe do CQH visitou a Maternidade Santa Isabel pela primeira vez em 2022, quando foi realizado o diagnóstico dos processos internos. A partir disso, criaram a Comissão de Qualidade, composta pela alta gestão e liderança, a fim de coordenar as ações estipuladas pelo roteiro do Programa CQH.

Após um longo período de muito trabalho e readequações, a visita oficial do CQH ocorreu em outubro de 2024. O selo de conformidade está condicionado à implementação do modelo de gestão de qualidade e ao aperfeiçoamento dos processos, incluindo a revisão, a eliminação de falhas e a ampliação dos mecanismos de controle.

Em uma instituição de Saúde, o trabalho de qualidade hospitalar se torna essencial no que se refere à assistência ao paciente. Além de prevenir riscos, também busca melhorias contínuas para a segurança dos colaboradores e do hospital. Este controle ocorre devido ao comprometimento das pessoas que atuam no cuidado com os pacientes, corroborando com os métodos e as competências estabelecidos pelas organizações.

Estrutura

A Maternidade Santa Isabel conta, hoje, com uma estrutura de 5 mil m² de área construída. É referência no atendimento de mais de 647 mil habitantes de 18 municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru. Por mês, em média, são realizados 266 partos, 313 exames de ultrassonografia, 415 mamografias e 12 pulsões de mamas.

A equipe atende, mensalmente, 1.450 pacientes por meio de consultas de urgência e emergência pela Unidade de Pronto Atendimento e realiza 470 internações por mês. A instituição oferece também consultas ambulatoriais médicas e não médicas, em um total de 525 atendimentos ao mês. Ao todo, são 85 leitos SUS, divididos por setores: Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica, Pré-Parto e unidades neonatais (UTI e UCI).

Fotos: Divulgação Maternidade Santa Isabel