Música em Pauta da APM ganha versão on-line para levar humanização a médicos e pacientes

Sabemos que a arte de maneira geral é um meio terapêutico que contribui de forma significativa para aliviar a dor e o sofrimento

Últimas notícias

Sabemos que a arte de maneira geral é um meio terapêutico que contribui de forma significativa para aliviar a dor e o sofrimento. Tanto que a Associação Paulista de Medicina investe em inúmeros projetos culturais há muitos anos.

E em meio ao isolamento social, a Associação criou uma versão on-line do seu Música em Pauta, pensando em amenizar a rotina de médicos e outros profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, bem como de pacientes – neste momento de fragilidade e vulnerabilidade.

A iniciativa tem parceria da pianista brasileira Heloisa Amaral, sediada na Noruega, e recebe músicas produzidas por artistas de diversos países. Os pequenos vídeos com as músicas podem ser compartilhados pelo WhatsApp e estão disponíveis nas mídias sociais da APM.

Em um dos vídeos da série, por exemplo, a cantora brasileira Jussanam, moradora da cidade de Cany-Barville, na França, canta a música Fly Me Too Moon, de Frank Sinatra, e deixa uma mensagem: “Estou em ritmo de Bossa Nova porque sou brasileira do Rio de Janeiro. É um prazer cantar um pouquinho para vocês aqui do meu quarto”.

O cantor francês Pavlos Antoniadis, de Strasbourg, também deixou sua contribuição ao projeto, com a música Mera Merose. “É uma canção intimista, cantada de manhã, para acordar alguém e gravada para uma pessoa especial”, relata.

A pianista Joana Sá, da cidade de Lisboa, Portugal, tocou Sonata de Scarlatti em Lá Maior, K.208. “É uma coisa pequenina se puder contribuir, ainda que infimamente, para alegrar um pouco a densidade das situações vividas por doentes e profissionais de saúde, ficarei feliz”, disse.

Já o violinista da cidade de Portland, dos Estados Unidos, Tomas Cotik, enviou três músicas: Francisco Tárrega – Recuerdos de la Alhambra; Bach – Rondo da Partita nº 3 e Largo da Sonata nº 3; e Astor Piazzola: tango-etudes nº 4 e 3.