Em setembro de 2024, a Associação Paulista de Medicina realizou a sexta edição do Encontro de Líderes, com o objetivo de apresentar novas estratégias institucionais, fortalecer a integração ente dirigentes da capital e do interior e promover a troca de ideias.
Durante o evento, o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, oficializou a criação da Comissão Especial de Médicos Jovens, composta por sete profissionais. “Eles vão ajudar a entender como dialogar com o médico jovem. Vamos investir bastante nessa comissão. Podem contar com todo o apoio da Diretoria da APM”, destacou.
Nesta edição da Revista da APM, apresentamos o perfil dos membros da Comissão, destacando suas visões sobre o associativismo e suas perspectivas para o futuro. Confira:
Enrico Stefano Suriano (Diretor de Projetos)
Formado em Publicidade e Propagando, decidiu mudar de carreira em 2018, quando ingressou no curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), graduando-se em 2023. Seu objetivo é ingressar na residência em Neurologia e, futuramente, atuar como professor.
Sobre o associativismo, afirma: “Engajar o médico jovem é uma forma de engajar a classe médica como um todo. Atender às demandas e angústias desse grupo hoje é investir na sua participação em empreendimentos e desafios futuros da classe.”
Gabriel Ramos Senise (Diretor Geral)
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, é especialista em Medicina Legal e Perícia Médica. Atua como generalista e perito médico-legal, com foco em Medicina Legal e Direito Médico.
Defende a união da classe médica e o fortalecimento do associativismo. “Tazer para a APM a voz do médico jovem e levar a ele tudo o que a APM tem de história e participação na sociedade médica é fundamental. Precisamos unir os colegas em torno de objetivos comuns e ampará-los para que possam exercer a Medicina com melhores condições”, destaca.
Guilherme Marques dos Santos (Diretor Executivo)
Formado pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), possui especialização em Saúde da Família pela Unifesp e pós-graduação em Dermatologia pela Associação Pele Saudável (APS).
No âmbito associativo, enfatiza que a Comissão enfrenta desafios relacionados à inserção dos jovens médicos, especialmente quanto à conciliação entre o início da carreira e a participação no associativismo. “Nos próximos anos, nos dedicaremos a consolidar um ambiente colaborativo que fortaleça a formação contínua e o networking entre os médicos em início de carreira.”
Lucas de Brito Costa (Diretor Financeiro)
Graduado em Medicina pelo Centro Universitário Unifacid Wyden, em 2018, fez intercâmbio na DePauls University, nos Estados Unidos, ainda durante a graduação. Especialista em Pediatria pela Universidade Santo Amaro (Unisa).
Mestre em Ciências da Saúde pela Unisa e especializado em Educação na Saúde pela USP. Professor do curso de Medicina e supervisor da Residência em Pediatria da Unisa. Conselheiro Alumni da IFMSA Brazil e Former Diretor da Ameresp e da ANMR.
Marcela Carneiro Vasconcelos Pavani (Diretora Social)
Formada em Direito, concluiu a graduação em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 2023. Atualmente, é residente em Dermatologia no Hospital da Força Aérea de São Paulo.
Entre seus objetivos com o associativismo estão o aperfeiçoamento profissional e o fortalecimento da classe médica para garantir condições dignas de trabalho. “Nós, da Comissão, queremos conscientizar o médico jovem sobre a importância de participar de uma entidade que visa fortalecer a comunidade médica.”
Melissa Palmieri (Diretora Científica)
Graduada em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada, é especialista em Pediatria e Infectologia Pediátrica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, além de pós-graduada em Vigilância em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês e em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela FGV.
Integra a equipe de Assessoria Técnica do Gabinete de Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de São Paulo. Na Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), exerce o cargo de vice-presidente da Regional de São Paulo, e na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é membro do Departamento Científico de Imunizações.
Yuri Franco Trunckle (Diretor Institucional)
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, especializou-se em Medicina Legal, Perícias Médicas, Medicina do Tráfego e Medicina do Trabalho no Hospital das Clínicas da FMUSP. Além disso, cursou Direito Médico na Universidade de Coimbra, em Portugal. Planeja contribuir para o desenvolvimento da Medicina Legal no Brasil, tanto no meio acadêmico quanto associativo. Para ele, “o associativismo precisa ser assertivo e eficiente, com estratégias que façam sentido para as novas gerações de médicos.”
*Matéria publicada na Revista da APM – nº 748, edição Janeiro/Fevereiro de 2025