Entre os dias 21 e 23 agosto, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) realizou a 30ª edição de seu tradicional Congresso de Obstetrícia e Ginecologia. O evento foi sediado no Transamérica Expo Center e reuniu diversos expoentes da área, possibilitando troca de experiências entre os participantes e atualização científica.
Representando a Associação Paulista de Medicina, o presidente da entidade, Antonio José Gonçalves, esteve presente na cerimônia de abertura do Congresso, que foi conduzida pela presidente da Sogesp, Maria Rita de Souza Mesquita – também secretária geral adjunta da APM. Além deles, também compuseram a mesa a presidente da Febrasgo, Maria Celeste Ozorio Weber; o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes; e Edmund Chada Baracat, representando o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva, entre outras notáveis autoridades.
Para Maria Rita, a 30ª edição do Congresso manteve firme a sua missão de promover Ciência, atualização e valorização profissional. “Foi um evento que apresentou troca de experiências e reencontros que reafirmam a grandeza da Ginecologia e Obstetrícia na nossa sociedade, reunindo os maiores profissionais e professores da área. Houve muitos aprendizados e atualizações científicas, algo bastante grandioso para a Sogesp.”
A médica também acrescenta que estar à frente da sociedade neste momento é uma honra e agradece a Diretoria da entidade por possibilitar a realização de um evento científico deste porte, proporcionando o aprimoramento do conhecimento e a reunião de professores, estudantes e jovens médicos.
“Estamos orgulhosos. É uma honra ser a segunda mulher que representa uma liderança na Sogesp e eu sigo os passos da doutora Rossana Pulcineli, que foi a primeira presidente, e também da doutora Maria Celeste, que é a primeira presidente da Febrasgo. Estou muito feliz e espero representar com êxito e com tudo que se espera de melhor deste cargo durante a minha gestão”, relata.
O evento contou com mais de 5.700 inscritos, 62 expositores e uma programação ampla e diversificada, que englobou 12 cursos pré-congressos, 24 debates informais, 65 top temas, discussões de casos clínicos, cursos práticos, fóruns de residentes, atividades de representantes credenciados e atividades com as comissões e conselhos da Sogesp.
Entre os principais temas debatidos durante o Congresso, destacam-se diabetes e obesidade na gravidez, morte materna, prematuridade, cuidados diferenciados no pré-natal, gestação tardia e reprodução assistida. Além disso, também ocorreu o Fórum das Ligas Acadêmicas da Sogesp – espaço voltado para estudantes que querem se especializar na área –, o FebraQuiz Sogesp, uma atividade dinâmica e completamente interativa, testando os conhecimentos dos participantes, e a avaliação dos trabalhos científicos.
Fotos: Divulgação



