Presidente da APM participa do XXX Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Antonio José Gonçalves prestigiou a cerimônia de abertura e foi debatedor de uma das mesas

Últimas notícias

Na última quarta-feira, 3 de setembro, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CBCCP) deu início à 30ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. O evento está sendo realizado no Expocentro de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e reúne alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais da especialidade.

Entre eles, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, que é cirurgião de cabeça e pescoço e prestigiou a cerimônia de abertura do evento e foi debatedor da discussão interativa de casos na parte da manhã.

Gonçalves reforça o empenho dos especialistas para a realização de um evento deste porte e demonstra de que forma ele contribui para o desenvolvimento dos profissionais da área: “É uma especialidade complexa e que lida com muitas doenças neoplásicas malignas. Essa atualização é fundamental para que a gente possa promover o desenvolvimento dos membros da sociedade e, eventualmente, também de quem não é, para, assim, oferecer um tratamento de ponta, o mais atualizado e moderno o possível para a nossa população.”

O presidente da APM reforça o papel da SBCCP. “A sociedade tem um papel importante, porque traz as evidências científicas que vão basear as decisões, particularmente da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), órgão do Ministério da Saúde e que baliza e julga o custo-benefício e o custo-efetividade de tecnologias novas e de medicamentos novos, para que eles possam ser inseridos tanto nas operadoras de Saúde como no SUS.”

De acordo com o especialista, o Congresso é extremamente importante, tanto do ponto de vista da atualização quanto na promoção da aprovação de medicamentos que fazem toda a diferença para os pacientes. “Estou muito satisfeito em participar aqui, como ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e atual presidente da Associação Paulista de Medicina. As sociedades de especialidades têm cada vez mais destaque, trazendo Ciência, saber, atualizando especialistas, melhorando o nível da nossa Medicina e, consequentemente, a assistência de Saúde à nossa população. O evento está excelente.” 

Para a atual presidente da SBCCP, Fátima Matos, o objetivo do Congresso é resgatar o passado em paralelo com o planejamento do futuro da especialidade. “É uma oportunidade ímpar para refletir sobre as conquistas históricas, ao mesmo tempo em que incorporamos as mais recentes inovações à nossa prática cirúrgica, promovendo aprendizado, troca de experiências e networking valioso.”

Durante o evento, que vai até a próxima sexta-feira, 5 de setembro, são esperados mais de mil participantes, além de 200 palestrantes, que debaterão inovações, desafios e perspectivas futuras para o diagnóstico e tratamento de patologias que abrangem cabeça e pescoço.

Os temas abordados focam na transformação da prática médica e do cuidado, possibilitando modernização e mais qualidade nos atendimentos. Entre os tópicos de destaque, estão Inteligência Artificial e sua aplicabilidade; Câncer por Infecção de HPV; Manejo de Complicações e Novas Tecnologias; e Neoadjuvância no Câncer de Cabeça e Pescoço.

Com informações e fotos da SBCCP