APM participa das comemorações dos 80 anos do CFM

Presidente da entidade, Antonio José Gonçalves, foi a Brasília prestigiar as solenidades

Notícias em destaque

O presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, esteve na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) na última quarta-feira, 10 de setembro, e no Senado Federal nesta quinta-feira, 11 de setembro, para prestigiar as solenidades em comemoração aos 80 anos da autarquia. Os eventos contaram com a participação de lideranças médicas, acadêmicas e políticas, reforçando a importância do conselho para a população brasileira e salientando a defesa dos médicos em prol de uma Saúde de qualidade.

De acordo com Gonçalves, a APM não poderia ficar de fora desta celebração. “O Conselho Federal de Medicina é uma entidade representativa dos médicos e que defende, fundamentalmente, o bom exercício da nossa profissão, para que se possa proporcionar uma boa assistência à nossa população. Na pessoa do presidente, José Hiran da Silva Gallo, deixo aqui os parabéns da Associação Paulista de Medicina a esta data extremamente importante no calendário da Medicina do nosso País.”

Sobre o primeiro evento, o presidente da Associação contou que foram apresentadas diversas histórias sobre o Conselho, com a participação de convidados estrangeiros, de Portugal, dos Estados Unidos, do Canadá e da Espanha, comentando como é a situação do ensino médico e da assistência nesses países. “Vieram também diversos representantes das comunidades médicas de língua portuguesa, particularmente da África, e foi um encontro extremamente importante, muito rico de conhecimento e troca de experiências.”

Emocionado, o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, recordou que os médicos são herdeiros de uma história de coragem e dedicação. “O CFM nasceu em 1945 e ao longo desse tempo, nossa autarquia se tornou protagonista na regulação da Medicina, na defesa da ética profissional e na proteção da Saúde da população brasileira.”

O médico ressaltou a importância da ética, da autonomia médica e do Exame Nacional de Proficiência em Medicina. “Ao longo da sua história, o CFM tem construído pontes para o futuro, para a harmonia e para o bem da população brasileira em diferentes setores. Ao celebrar os 80 anos do Conselho Federal de Medicina, orgulhosos de nossa trajetória até este momento, renovamos a nossa determinação em seguir adiante, mais do que nunca, iluminados. Pelo juramento de Hipócrates, com sabedoria, determinação, bom-senso e, sobretudo, coragem.”

Na manhã desta quinta-feira, Antonio José Gonçalves pôde acompanhar José Hiran da Silva Gallo ao Plenário do Senado Federal, como parte das atividades dos 80 anos do CFM. “As entidades médicas aqui presentes mostram a importância da união da nossa classe para que possamos conseguir atingir os nossos objetivos, que não são poucos, e para que possamos relatar a situação em que se encontra a Saúde, a Medicina e, principalmente, a formação do médico”, complementou.

Fotos: Divulgação