A Associação Paulista de Medicina lamenta profundamente o falecimento do cirurgião geral e do aparelho digestivo Manlio Basilio Speranzini, na última quinta-feira, 13 de novembro. Aos 94 anos, Manlio deixa um legado de dedicação, excelência e compromisso com a Cirurgia brasileira, inspirando gerações de colegas e alunos.
Ele graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 1955, onde também realizou Mestrado e Doutorado em clínica cirúrgica e livre-docência, em 1971. Foi Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e da Universidade de Taubaté (UNITAU).
Era membro titular da Academia de Medicina de São Paulo desde 2015, segundo ocupante da cadeira nº 114, que tem como patrono Eurico Branco Ribeiro.
Na cidade de Taubaté, onde atuou por anos, fez história em sua especialidade e conquistou uma legião de admiradores. Neste momento de luto, a APM expressa sinceras condolências e solidariedade a seus familiares, amigos e colegas.