CQH: Hospital de Maputo conclui primeira fase do Projeto de Cooperação Técnica Trilateral

Um ofício foi enviado ao governo japonês solicitando a segunda fase do projeto e o HCM segue na expectativa

Últimas notícias

Entre os dias 8 e 12 de dezembro, o Hospital Central de Maputo (HCM), em Moçambique, concluiu o Projeto de Cooperação Técnica Trilateral “Fortalecimento de Capacidades em Gestão Hospitalar Visando Melhoria da Prestação de Serviços à Saúde da População”.

O objetivo do projeto é o fortalecimento institucional do HCM, por meio da capacitação de seu corpo técnico em gestão hospitalar. A iniciativa foi implementada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SESSP) e coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com a participação do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM).

Em maio deste ano, representantes da ABC, da Embaixada do Brasil em Maputo, do Escritório da JICA e do Programa CQH se reuniram para discutir a continuidade do projeto e a interlocução com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU), a fim de avaliar a viabilidade de uma segunda fase da cooperação trilateral.

Milton Osaki, membro da Governança do Programa CQH, explicou que a Agência Brasileira de Cooperação deliberou a realização da missão para o encerramento da fase I do projeto, incluindo a discussão sobre a viabilidade de uma eventual fase dois. “Participei da missão de encerramento do projeto, bem como das discussões sobre a possível continuidade. Inclusive, no dia 12 de dezembro, encaminhamos um ofício ao governo japonês e estamos aguardando a resposta”, destacou.

A missão de encerramento teve como finalidade conhecer os avanços alcançados na implementação técnica do projeto e alinhar interesses e expectativas entre as partes envolvidas, considerando a possibilidade de uma nova etapa. Para isso, foram realizadas reuniões de trabalho e consultas com a alta liderança do MISAU, do HCM e da JICA, além de atividades de monitoramento técnico.

Histórico

O Projeto Moçambique surgiu de um convite de um dos diretores da JICA, que durante a sua vinda ao Brasil conheceu o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar, se tornando mentor de um projeto que implantou o CQH em um hospital da Guatemala. Desta forma, ao ir para Moçambique, procurou novamente o CQH e questionou se haveria a possibilidade de implantar o programa no país, de modo que alguns membros foram convidados a conhecer o sistema de Saúde local.

Em 2021, um grupo de voluntários especialistas em diagnóstico situacional do CQH esteve em Moçambique para avaliar o sistema de Saúde e, especialmente, o Hospital Central de Maputo. Após o diagnóstico, foi desenhado o projeto com o principal objetivo de implantar a metodologia CQH no HCM. Por se tratar do principal hospital-escola de Moçambique, o Hospital Central de Maputo teria ainda o compromisso de disseminar o modelo CQH para outras instituições hospitalares do país.

Fotos: Divulgação