Alinhamento estratégico e Trilha de Aprendizagem são temas de Assembleia do CQH

Encontro reuniu membros do Programa e dos hospitais participantes

Últimas notícias

No último dia 24 de abril, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina, realizou mais uma Assembleia com os hospitais participantes, em formato virtual.

Diferentemente dos encontros anteriores, que costumam ser dedicados à apresentação de boas práticas e resultados por parte das instituições de Saúde, nesta edição foram os próprios membros do CQH que conduziram as palestras. Os temas abordados foram “Alinhamento estratégico do CQH frente às mudanças de cenário” e “Trilha de Aprendizagem”.

“Quero dar boas-vindas aos presentes e dizer que, hoje, teremos uma atividade diferente, pois será o CQH que vai se apresentar aos hospitais”, destacou Rosemeire Keiko Hangai, membro do CQH e moderadora do encontro.

Planejamento estratégico

Antônio Carlos da Silva, avaliador do Programa CQH, foi o responsável por conduzir a apresentação sobre alinhamento estratégico do CQH frente às mudanças de cenário. Ele iniciou agradecendo a oportunidade de participar e explicou que o novo planejamento foi construído há algum tempo, tendo em vista a necessidade do novo alinhamento com a mantenedora do programa.

Segundo ele, esse processo de reestruturação teve início em meados de 2023, com base nas novas demandas identificadas no cenário pós-pandêmico, período em que muitos hospitais relataram desafios específicos.

“Repensamos o programa, em meados de 2023, entendendo que os hospitais tinham algumas dores no período pós-pandêmico e cedemos mais espaços para trazer mais inputs e mais hospitais selados. Nosso propósito é promover organizações de Saúde sustentáveis por meio da gestão”, explicou.

Silva compartilhou também as atualizações realizadas na missão, visão e valores do programa, além de apresentar os principais pontos do planejamento estratégico para o período de 2023 a 2025. De acordo com ele, o foco do CQH está em aumentar a receita, criar gestão de custos, aumentar o market share, implantar plano de comunicação, aprimorar processos educacionais, consolidar o Roteiro do CQH, reestruturar a TI, entre outros.

Antônio Carlos da Silva também apontou algumas oportunidades de melhoria, como disponibilizar assessorias e oficinas in loco; retomar os encontros dos Núcleos de Apoio à Gestão Hospitalar (NAGEHs) para discussão e análise dos indicadores; ter o reconhecimento do certificado de qualidade pelos órgãos, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); detalhar mais as perguntas do roteiro, com exemplos do que será avaliado durante a visita in loco; e reuniões com a alta gestão da instituição periodicamente para que eles entendam o que é realmente uma certificação, seus processos e benefícios.

Trilha de Aprendizagem

Na sequência, Maria Aparecida Novaes, integrante do Grupo de Benchmarking Pessoas do CQH, apresentou a Trilha de Aprendizagem – processo de desenvolvimento que prepara o profissional para atuar com competência e confiança no Programa CQH. A iniciativa contribui de forma efetiva para a melhoria da qualidade no setor da Saúde.

Durante a Assembleia, ela aproveitou o momento para oficializar a formatura dos avaliadores que concluíram as fases 1 e 2 da Trilha de Aprendizagem, iniciada em fevereiro deste ano. Agradeceu a participação e o empenho de todos e destacou a fase 3 do programa de desenvolvimento e atualização dos avaliadores, com duração prevista de dois anos. Ela reiterou que o objetivo principal é promover a capacitação contínua desses profissionais, garantindo a manutenção e a qualificação dos avaliadores vinculados ao CQH.

A próxima Assembleia do CQH está prevista para o dia 26 de junho.

Foto: Reprodução Assembleia CQH