O Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM), realizou mais uma Assembleia on-line com os hospitais participantes, no último dia 27 de fevereiro.
Representando o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), do Rio de Janeiro, a tenente coronel Mônica Dal Pian Nobre apresentou o tema “Transformando o Cuidado em Saúde: Projeto Conselho Consultivo”. O objetivo da iniciativa foi compartilhar experiências e identificar oportunidades de melhoria.
O encontro foi moderado pela enfermeira Rosemeire Keiko Hangai, coordenadora da Assembleia e membro da Governança do Programa CQH. “Gostaria de agradecer a participação de todos os representantes dos hospitais presentes. Hoje, teremos a oportunidade de trocar muitas experiências”, afirmou.
O HAAF aderiu ao Programa CQH em 2021, quando a área de Qualidade ainda não existia. Desde então, a instituição tem implementado melhorias contínuas e medidas de segurança, incluindo a criação de uma assessoria de Qualidade. “Uma das primeiras medidas adotadas foi a criação do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Ainda estamos nos primeiros passos, mas tudo começou a fazer sentido com a adesão ao Programa CQH”, explicou Mônica.
Ela destacou que o objetivo de sua apresentação foi reconhecer a importância do Projeto Conselho Consultivo para o Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU), além do papel do HAAF na implementação desse processo.
O Conselho Consultivo é um órgão de assessoramento, constituído paralelamente à administração, para auxiliar e aconselhar os gestores com o objetivo de melhorar o desempenho do cuidado em Saúde. A principal função é avaliar a qualidade da atenção em Saúde sob a perspectiva dos usuários. Dentre os critérios de sucesso do Conselho Consultivo, Mônica citou representatividade, competência, clareza de propósito e objetivos, engajamento e comunicação, além do envolvimento da alta liderança.
A tenente acrescentou que a qualidade vai além da segurança do paciente. “É necessário trabalhar a experiência do colaborador, considerando o que realmente importa para os nossos efetivos. Uma liderança transformadora é essencial, pois ela está no centro do processo e faz todo o sentido. Desta forma, conseguimos inspirar, motivar e engajar as pessoas”, complementou.
Para aprimorar a comunicação interna e valorizar o trabalho técnico dos colaboradores, a instituição criou um informativo de boas práticas. “A Ouvidoria foi transformada em Serviço de Apoio ao Usuário. É fundamental colocar o paciente no centro do cuidado, compreendendo suas expectativas”, reiterou.
Rosemeire Hangai finalizou a Assembleia agradecendo a apresentação do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos. “Foi sensacional. Muito obrigada por dividir essa excelente experiência com a gente. Esperamos que surjam muitos frutos em outras instituições e que vocês sejam referência para todos eles”, concluiu.
A próxima Assembleia dos Hospitais Participantes do CQH está prevista para o dia 24 de abril.


Fotos: Reprodução da Assembleia CQH